A segunda maior rede japonesa de vendas de gyudon (ou beef bowl – “tigela de carne” -, que consiste em um prato de arroz com fatias de carne por cima), Matsuya, com cerca de 600 estabelecimentos em todo o país, anunciou uma promoção de seus pratos usando uma combinação de carne bovina australiana, japonesa e os estoques remanescentes de carne bovina dos Estados Unidos. A Matsuya estimou que servirá 120 mil gyudon por dia até o final de março por 390 ienes (U$ 3,65) por porção.
A quarta maior rede deste tipo de alimento do Japão, Kobe Lamputei, também tinha anunciado a substituição para uso de carne bovina australiana.
O mercado de gyudon no Japão tem tradicionalmente usado um volume estimado de 52 mil toneladas de cortes de peito dos EUA por ano. Após a barreira imposta às importações de carne bovina dos Estados Unidos, devido à encefalopatia espongiforme bovina (EEB), a Yoshinoya, maior rede de gyudon do Japão, removeu este prato de seu menu e substituiu por pratos com carne suína e de frango.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint