A Malásia retirou seu embargo de dois anos à carne bovina dos EUA para suprir a falta das importações australianas, também suspensas recentemente, afirmaram autoridades e a mídia local nesta terça-feira.
“Com base em nossas checagens, estamos permitindo a importação de carne desossada de animais com menos de 30 meses de idade”, afirmou o diretor geral do serviço veterinário, Mustapha Jalil, acrescentando que o departamento religioso e autoridades veterinárias inspecionaram no ano passado dois frigoríficos norte-americanos que fornecem carne à Malásia.
A importação de carne bovina australiana foi suspensa porque o país não faz o abate halal, um procedimento que segue as leis do islamismo. Autoridades islâmicas na Malásia dizem que os frigoríficos australianos deixam o gado temporariamente inconsciente antes de abatê-lo, causando hemorragia cerebral.
De acordo com a religião, os animais devem ser abatidos com um corte na veia jugular, por onde sai todo o sangue da carcaça. A matéria é do Estadão/Agronegócios, com informações da Dow Jones.