Entre as vantagens de adesão ao Sisb/POA-Suasa, por exemplo, a permissão para que produtos inspecionados por qualquer instância do sistema possam ser comercializados em todo o território nacional. Outro benefício do sistema é a legalização e implementação de novas agroindústrias, uma vez que facilita a comercialização dos produtos industrializados localmente no mercado formal em todo o território brasileiro.
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Porduto de Origem Animal (Sisb/POA) já tem quatro estados aderidos e cadastrados, a Bahia, o Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Existem outros 11 estados em processo de adesão, sendo que os mais adiantados são Goiás, Espírito Santo e Santa Catarina. O Sisb/POA integra o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), regulamentado em 2006, e que tem a participação dos municípios e estados. Também compõe o Suasa, o Sistema Brasileiro de Inspeção de Porduto de Origem Vegeal e os Sistemas Brasileiros de Inspeção dos Insumos Agropecuários.
Entre as vantagens de adesão ao Sisb/POA-Suasa, por exemplo, a permissão para que produtos inspecionados por qualquer instância do sistema possam ser comercializados em todo o território nacional. Outro benefício do sistema é a legalização e implementação de novas agroindústrias, uma vez que facilita a comercialização dos produtos industrializados localmente no mercado formal em todo o território brasileiro. O resultado disso é que o Suasa impulsiona a geração de postos de trabalhos e de renda entre as famílias envolvidas no processo produtivo, impulsionando o desenvolvimento local e dos territórios.
Fonte: MAPA, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
2 Comments
Acho muito interessante, uma vez que o MAPA-SIF não consegue inspecionar todo abate no territorio nacional, hoje acredito que 30% a 40% dos abates brasileiros são inspecionados por inspeção estadual e municipal.
será que realmente vai acabar essa disputa entre fiscalização estadual,federal e municipal . se realmente for sério o novo modelo irá abrir grandes oportunidades para pequenas e medias novas industrias de processamento de produtos alimentícios . vamos ver se não vem por aí mais burocracias .