Austrália tem queda nas exportações de carne bovina
15 de dezembro de 2005
A aftosa foi ruim pra todo mundo?
19 de dezembro de 2005

Mapa anuncia acordo para sacrificar bovinos no PR

O secretário de Defesa Agropecuário do Ministério da Agricultura, Gabriel Maciel, afirmou ontem ao jornal Valor ter fechado um acordo com o governo do Paraná para sacrificar 2.212 cabeças de gado suspeitos de ter contraído o vírus da febre aftosa. Os animais estão na fazenda Carioba, em São Sebastião da Amoreira. “Os animais serão sacrificados. Já construímos essa decisão em conjunto com o governo do Paraná”, afirmou Maciel.

Mas a medida é polêmica. O vice-governador Orlando Pessuti, secretário da Agricultura do Paraná, negou qualquer acordo. Com o sacrifício, o estado voltaria a exportar em um prazo de seis meses. Sem isso, mas com o reconhecimento oficial da ocorrência da doença pelo Ministério da Agricultura, a abertura demoraria até 18 meses.

No próprio ministério apareceram divergências internas. Em audiência na Câmara, a diretora de programas da área animal do órgão, Tânia Lyra, afirmou que poderia ter havido um resultado “falso positivo” para a aftosa provocado pela vacinação do gado no Paraná

De Hong Kong, onde está envolvido nas duras negociações sobre subsídios agrícolas na Organização Mundial do Comércio (OMC), o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse que tem dificuldades para reabrir os mercados da União Européia e da Rússia. “Não houve espaço porque é um assunto técnico e aqui as negociações têm mais um caráter político”, disse.

Fonte: Valor, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.