O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues, lança hoje (dia 26) em Santarém (PA), o Projeto-Piloto de Educação Sanitária Brasil Livre de Aftosa. O projeto terá ações de mobilização social para conscientizar pecuaristas, lideranças comunitárias, autoridades municipais, universitários, militares e a sociedade em geral, especialmente crianças, sobre a importância da sanidade animal para o desenvolvimento regional e a saúde do consumidor.
No evento, que ocorre na praça São Sebastião, o ministro alertará a população sobre a “urgente necessidade” de combater doenças como a febre aftosa e a raiva animal para manter e gerar empregos na atividade produtiva. Além disso, eliminar as doenças animais é fundamental para reduzir o impacto negativo na saúde pública. “Essa ação também é essencial para elevar e gerar renda na região”, diz Rodrigues.
O Pará foi escolhido para a primeira etapa do projeto-piloto em razão de ter o maior rebanho da região, são cerca de 15 milhões de bovinos e bubalinos. A área é considerada de risco sanitário desconhecido e integra o Circuito Pecuário Norte, junto com Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte de Tocantins.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint