Foi negativo o resultado dos exames feitos pelo Laboratório de Apoio Animal de Belém do Pará (Lapa) para detectar a presença de vírus de febre aftosa em amostras recolhidas em bovinos numa fazenda localizada no município de Paranhos, a 512 km de Campo Grande (MS), fronteira com o Paraguai, informou ontem o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), após receber o laudo definitivo do laboratório.
Todas as análises feitas com o material enviado ao Lapa, dia 21 de dezembro, deram resultado negativo. O exame das amostras, denominado de Probang, consiste em três “passagens em células” e em cada uma delas são feitas “leituras” do material recolhido do esôfago e da faringe dos animais. Em todas as três fases o resultado foi negativo. A reatividade sorológica observada inicialmente foi decorrente de interferência da vacinação ocorrida no mês de novembro.
O Mapa esclarece ainda que o motivo principal da interdição da propriedade deve-se a problemas relativos à composição do rebanho e falta de concordância entre o número de animais existente e os documentos de ingresso dos bovinos na fazenda. Tal fato está sendo investigado pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint