Fechamento – 12:18 – 05/02/02
5 de março de 2002
PR: Associação consegue melhor preço e já conta com rastreabilidade
7 de março de 2002

MAPA credenciará laboratórios

Foi publicada ontem no Diário Oficial da União a Instrução Normativa no 15, com os requisitos necessários ao credenciamento e monitoramento de laboratórios de diagnósticos das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (ETT) em ruminantes. Entre essas doenças estão o mal da “vaca Louca” e a raiva. A instrução define os requisitos de qualidade no diagnóstico das ETTs em ruminantes.

Para se credenciar, o laboratório deve possuir instalações e equipamentos aprovados para a realização de exame histológico, que é o método de diagnóstico indicado para a detecção das ETTs. Este diagnóstico deverá ter como responsável técnico um médico veterinário patologista. Com a publicação das normas para credenciamento, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, amplia o controle das doenças caracterizadas por distúrbios nervosos dos animais.

Vigilância

Outra Instrução Normativa da Secretaria de Defesa Agropecuária, publicada no D.O.U., de 19 de fevereiro, implantou um sistema de vigilância em bovinos abatidos em frigoríficos por meio de coleta de material para testes laboratoriais. De acordo com a norma, os exames serão realizados em animais com idade superior a 30 meses, que sejam provenientes de exploração leiteira ou de sistemas intensivos ou semi-intensivos de criação para corte.

Também estão incluídos todos os bovinos destinados ao abate de emergência. A instrução determina ainda que a vigilância seja intensificada no caso de animais que apresentem sinais clínicos de distúrbios neurológicos.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.