5o Leilão CV ofertará cerca de 100 lotes nelore mocho
10 de junho de 2003
SC debate ingresso de carne bovina gaúcha
12 de junho de 2003

Mapa cria Câmara de Negociações Agrícolas Internacionais

Pela primeira vez na história do país, o governo cria em sua estrutura um fórum permanente para discussão entre os setores público e privado de propostas da cadeia produtiva do agronegócio para o comércio exterior. É a Câmara Temática de Negociações Agrícolas Internacionais, que será instalada hoje pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues. O novo órgão será formado por representantes de todos os segmentos exportadores da agropecuária brasileira.

Vinculada ao Conselho do Agronegócio (Consagro), essa Câmara objetiva criar condições para que o governo e a área privada estabeleçam propostas comuns para apresentar nas negociações multi e bilaterais relacionadas ao comércio exterior agropecuário. “Vamos buscar uma integração mais completa entre os agentes envolvidos com as exportações agrícolas”, destacou Carlos Nayro Coelho, que será o secretário-executivo do órgão pelo setor público.

A Câmara servirá ainda para que os produtores e exportadores abasteçam o governo de dados sobre as dificuldades e avanços de cada setor nas negociações internacionais. “Quem negocia é o governo, mas quem opera é o setor privado”, observou Nayro. “Nela também vamos debater, por exemplo, as listas de ofertas que o Brasil vai apresentar nessas negociações”.

Além do Mapa, a Câmara será composta pela Casa Civil da Presidência da República, pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Meio Ambiente, da Saúde e do Transportes, pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, pela Agência de Promoção de Exportações (Apex) e pela Comissão de Agricultura e Política Rural da Câmara dos Deputados.

O setor privado será representado por entidades como a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e a Sociedade Rural Brasileira, entre outras. O gerente da Câmara pelo setor privado será Gilman Viana Rodrigues, da CNA.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.