Principais Indicadores do mercado do boi – 19-04-2012
19 de abril de 2012
Câmara confirma votação do Código Florestal em 24/abr
19 de abril de 2012

MAPA: cúpula do Mercosul se reúne para discutir sanidade animal

Durante a reunião, serão discutidos os desafios referentes às questões sanitárias da região como o da Peste Suína Clássica e a Febre Aftosa. A importância do fortalecimento dos serviços veterinários de todos os países também estará presente na pauta do grupo.

O Brasil, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), participa da reunião do Comitê Veterinário Permanente do Mercosul (CVP), na Estação Quarentenária do Mapa na Ilha de Cananéia (EQC), em São Paulo entre os dias 19 e 20 de abril. A entidade é formada pelos cinco países do bloco: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai e pela Bolívia e tem como objetivo fortalecer a sanidade animal da região.

O CVP é presidido pelo diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério, Guilherme Marques, e contará nessa reunião com a presença do Secretario Executivo do MAPA, José Carlos Vaz. Além de dar as boas vindas a todos os integrantes do CVP, Vaz visitará as instalações da EQC e terá encontro com autoridades locais.

Durante a reunião, serão discutidos os desafios referentes às questões sanitárias da região como o da Peste Suína Clássica e a Febre Aftosa. A importância do fortalecimento dos serviços veterinários de todos os países também estará presente na pauta do grupo. O tema foi tratado na reunião da Comissão Agropecuária do Sul (CAS), formada por todos os ministros de estado dos países citados, que se reuniu recentemente nos dias 16 e 17 de abril, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. Representantes do Paraguai relataram os procedimentos que vem adotando para reestabelecer o status sanitário e fortalecer as ações para que novos focos de aftosa não voltem a ocorrer.

O Brasil tem metas ousadas e pretende reconhecer todo o território nacional como livre de febre aftosa com vacinação até o ano de 2013. Para o ministério é possível cumprir os desafios internos e ainda auxiliar os demais países do bloco, desde que os assuntos sanitários sejam enfrentados de forma regional.

Fonte: MAPA, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.