Os países vizinhos ao Paraguai reduziram o nível de risco da febre aftosa na fronteira com o país. A resolução foi definida durante Reunião Ordinária do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP), realizada entre os dias 19 e 21 de abril, na Estação Quarentenária do Mapa na Ilha de Cananéia - EQC, em São Paulo
Os países vizinhos ao Paraguai reduziram o nível de risco da febre aftosa na fronteira com o país. A resolução foi definida durante Reunião Ordinária do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP), realizada entre os dias 19 e 21 de abril, na Estação Quarentenária do Mapa na Ilha de Cananéia – EQC, em São Paulo. Participaram do encontro representantes dos seis países integrantes: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e a Bolívia.
A medida foi tomada em função de o Paraguai, até o momento, estar atendendo as recomendações técnicas do CVP para reestabelecer o status sanitário perdido com surgimento de novo foco de aftosa, em janeiro de 2012. Inclusive foram definidas novas ações para a busca desse status pelo país. Considerando o avanço das medidas executadas no Paraguai, autoridades sanitárias integrantes do CVP reduziram as restrições feitas ao Paraguai e baixaram o nível de estado de alerta sanitário atual para atenção sanitária.
O presidente do CVP e diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério, Guilherme Marques, considerou a reunião extremamente positiva porque se conseguiu avançar em vários pontos relativos à sanidade animal na região. Durante a reunião, também foram discutidas questões relativas ao fortalecimento dos serviços veterinários de todos os países que integram o CVP.
Fonte: Mapa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.