O Ministério da Agricultura deve publicar hoje no Diário Oficial da União Instrução Normativa que estabelece as regras para as empresas que pretendem atuar na certificação do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov). Por meio do programa será possível conhecer a história da vida do animal, desde seu nascimento até a comercialização.
O texto vai estabelecer critérios para as empresas como a plena capacitação técnica e operacional. Podem se credenciar empresas privadas ou públicas nacionais. Associações de produtores são potenciais certificadoras, pois têm banco de dados disponíveis. Para isso, precisam apresentar projeto de implantação e controle operacional do sistema de certificação à Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério.
São critérios para o credenciamento a objetividade na avaliação, bem como a adoção de procedimentos à melhoria contínua da qualidade e que garantam confidencialidade das informações relativas aos produtores. Sempre que as empresas forem atualizar dados, precisam inseri-los no escritório veterinário local, remetendo-os à Delegacia Federal de Agricultura. O sistema de rastreabilidade foi criado em 10 de janeiro deste ano.
clique aqui para ver a instrução normativa na íntegra
Fonte: Gazeta Mercantil (por Neila Baldi), adaptado por Equipe BeefPoint