Alternativas para desmama de bezerros de corte
15 de fevereiro de 2007
MS: região interditada inicia abates
21 de fevereiro de 2007

Mapa deve monitorar bovinos nas regiões de fronteiras

O Mapa deve colocar em prática, neste ano, um plano para monitorar todo o gado dos municípios brasileiros que fazem fronteira com outros países. O projeto está praticamente pronto e consiste no georreferenciamento, rastreabilidade e colocação de chips eletrônicos nos animais.

O Mapa deve colocar em prática, neste ano, um plano para monitorar todo o gado dos municípios brasileiros que fazem fronteira com outros países. O projeto está praticamente pronto e consiste no georreferenciamento, rastreabilidade e colocação de chips eletrônicos nos animais. É aguardada a edição de uma medida provisória, nos próximos dias, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o aporte financeiro para o programa. “A idéia é monitorar desde o Chuí até o Oiapoque”, afirmou o superintendente do Mapa no RS, Francisco Signor.

O monitoramento, que seria implantado após uma grande campanha de vacinação do rebanho, tem por objetivo criar uma barreira à entrada do vírus da febre aftosa. Rastreando e identificando os animais, o Mapa quer controlar o ingresso de gado pelas fronteiras secas, o abigeato e o abate clandestino.

Caso o trabalho se mostre eficiente, poderá ser ampliado para outras áreas do Brasil. A tecnologia foi desenvolvida pela Embrapa Informática e o projeto de colocação dos chips independe de outras ações desenvolvidas em parceria com os países do Mercosul, afirmou Signor.

A notícia é do jornal gaúcho Correio do Povo.

0 Comments

  1. Alberto Montenegro disse:

    Caso o governo não tome medidas drásticas quanto à fiscalização da fronteira, impedindo, apreendendo e multando, a pecuária nacional se manterá estagnada, eficiente em produtividade, moderna, mas emperrada na burocracia e ineficiência do Estado. Já não chega a desunião da classe que nos deixa na mão do cartel industrial?