Ontem, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, esclareceu que estão "automaticamente" autorizadas a vender ao mercado russo as unidades frigoríficas habilitadas depois do embargo aplicado pela Rússia em outubro de 2005.
Ontem, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, esclareceu que estão “automaticamente” autorizadas a vender ao mercado russo as unidades frigoríficas habilitadas depois do embargo aplicado pela Rússia em outubro de 2005.
“As unidades que tinham a habilitação continuam aptas a exportar. O que houve agora, nesta primeira parte do acordo, foi a ampliação dos estados autorizados a vender para a Rússia”, disse.
Antes do embargo havia 180 habilitações em vigor, que agora não valem mais. Segundo o secretário, o acordo prevê a habilitação de novas plantas somente a partir de 2008 em auditorias conjuntas de autoridades sanitárias russas e brasileiras. O acordo prevê ainda a habilitação de novos abatedouros de acordo com os interesses comerciais dos importadores russos informou reportagem de Mauro Zanatta, do jornal Valor Econômico.