O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Márcio Portocarrero, vai a Madri, para conhecer propriedades rurais espanholas, no cumprimento das regras de bem-estar animal da União Européia (UE). A idéia é, a partir daí, criar um modelo de bem-estar animal para os diferentes sistemas de produção do Brasil.
O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Márcio Portocarrero, estará em Madri, a partir desta terça-feira (17), para conhecer propriedades rurais espanholas, no cumprimento das regras de bem-estar animal da União Européia (UE). A idéia é, a partir daí, criar um modelo de bem-estar animal para os diferentes sistemas de produção do Brasil.
O secretário participará de reuniões na sede do Ministério da Agricultura espanhol e fará visitas técnicas em campo para verificar a fiscalização do governo local nas propriedades produtoras de frangos de corte, postura, suínos e nas fazendas produtoras de leite.
A UE, os EUA e o Japão já estabeleceram normas rígidas para o bem-estar animal. Essas regras valerão tanto para os animais criados naqueles países como para os produtos da carne originados de outras regiões fornecedoras. “Essa é a razão de conhecermos como estão sendo aplicadas as regras. A partir daí, vamos nos reunir permanentemente com os representantes das diversas cadeias produtivas da área animal para apresentar, aos nossos clientes da União Européia e de outros países, o modelo brasileiro de regras de bem-estar”, afirmou Portocarrero.
O Brasil é um dos países que adota as melhores práticas de criação animal devido ao seu clima favorável e ao espaço disponível para a criação. No mês de abril deste ano, Portocarrero participou de uma conferência mundial, em Bruxelas, a convite do parlamento da União Européia, para tratar das políticas de bem estar animal em todo o mundo.
As informações são do Mapa.
0 Comments
Eu sou da opinião de que não devemos mexer no que está quieto, se este está dando certo. Isso aí só será mais uma oportunidade para os países importadores da nossa carne ficar impondo barreiras como a do rastreamento.
Sou totalmente a favor do Bem Estar Animal(BEA), pois, além de ético contribui para maior produção animal.