Valorização da qualidade superior e o exemplo de Guarapuava
3 de outubro de 2003
Japão registra primeiro caso de vaca louca em 2003
7 de outubro de 2003

Mapa inaugura laboratório de biossegurança animal até o final do ano

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está concluindo as instalações do mais moderno laboratório de biossegurança de sanidade animal da América do Sul, no município de Pedro Leopoldo (MG).

A previsão da Coordenação de Laboratório Animal do Mapa é de que a nova unidade seja inaugurada até o final do ano, quando passará a realizar, por exemplo, testes de inocuidade das vacinas contra aftosa para verificar se elas não contêm o vírus vivo da doença.

Com investimento de R$ 20 milhões, a instalação do laboratório faz parte das ações previstas no Programa Nacional de Erradicação de Aftosa. A nova unidade funcionará no complexo do Laboratório de Referência Animal (Lara) de Pedro Leopoldo. No local, informou o coordenador de Laboratório Animal do Mapa, Cléber Melo Carneiro, também serão realizados diagnósticos de febre aftosa. “Numa segunda etapa, ele fará ainda exames de peste suína clássica”.

Pelo menos dez técnicos, cinco deles com nível superior, vão trabalhar no laboratório.

Hoje, os testes de inocuidade das vacinas de aftosa e diagnósticos da doença são realizados nas unidades do Lara no Recife e em Belém. “Depois da inauguração do laboratório de biossegurança, esses exames passarão a ser realizados em Pedro Leopoldo”, disse Carneiro. Segundo ele, a nova unidade terá o nível máximo de segurança na escala internacional.

A instalação do laboratório de biossegurança é uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para o fortalecimento do Programa Nacional de Erradicação de Aftosa. Além de atender às demandas do Mapa, a nova unidade também prestará serviços para o Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa), órgão da Organização Panamericana de Saúde (Opas).

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.