O Mapa informou ontem que já foram inspecionadas, até agora, 532 propriedades no município de Eldorado, no Mato Grosso do Sul, onde exames laboratoriais confirmaram dois focos de febre aftosa. Um no último dia 8, na fazenda Vezozzo, e outro anteontem, na fazenda Jangada.
Outras 222 propriedades localizadas no município de Japorã também foram inspecionadas. Foram confirmadas neste município vizinho à Eldorado as suspeitas de febre aftosa em dois sítios (Santo Antônio e São Benedito), do mesmo proprietário, e na Fazenda Guaíra.
As propriedades que tiveram suspeitas de febre aftosa confirmadas anteontem juntas possuem um rebanho de 4.645 bovinos, sendo 3.548 só na fazenda Jangada. Todos os animais serão sacrificados, incluindo dois suínos, 166 ovinos e 34 caprinos.
Na fazenda Jangada, 65 bovinos apresentaram sintomas clínicos de febre aftosa. Nos sítios Santo Antônio e São Benedito existem 314 bovinos, dos quais 24 doentes. Na Fazenda Guaíra, de um rebanho de 783 bovinos, 31 apresentaram sinais clínicos.
O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Mapa informa que em Japorã há muitas propriedades de pequena extensão e toda a região está sob investigação epidemiológica.
Segundo o DSA, os municípios de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã e Novo Mundo continuam interditados, com 12 barreiras instaladas. Está proibido o trânsito de animais, produtos e subprodutos de todas as espécies susceptíveis à febre aftosa, procedentes destes municípios, para os mercados nacional e internacional.
O Mapa esclarece que os novos focos estão restritos aos limites dos cinco municípios, mas foi estabelecida nova zona de segurança, com raio de 25 km ao redor dos novos focos confirmados na segunda-feira.
Conforme divulgado, o Centro Pan-Americano de Febre Aftosa constatou a eficácia da vacina brasileira contra a febre aftosa. A expectativa de proteção da vacina frente ao vírus isolado no município de Eldorado foi de 98% para os animais que receberam a primeira vacina e de 99% para revacinados.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint