Desde ontem, todos os frigoríficos que tiveram o embarque de carne suspenso pelo governo russo estão recebendo visitas de fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As inspeções devem ser encerradas na sexta-feira. "Vamos avaliar a situação de cada um deles e enviar as informações para o serviço veterinário russo", informou o coordenador de programas especiais do Dipoa, Ari Crespim.
Desde ontem, todos os frigoríficos que tiveram o embarque de carne suspenso pelo governo russo estão recebendo visitas de fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As inspeções devem ser encerradas na sexta-feira, segundo informações da assessoria de imprensa do Mapa.
“Vamos avaliar a situação de cada um deles e enviar as informações para o serviço veterinário russo”, informou o coordenador de programas especiais do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Ari Crespim. “A decisão sobre a volta no fornecimento, no entanto, dependerá de decisão das autoridades em Moscou”, completou.
Na sexta-feira, a SDA solicitou que o serviço veterinário russo revogue a suspensão do fornecimento de carne de cinco frigoríficos brasileiros impedidos de exportar. De acordo com o Dipoa, as justificativas apresentadas para suspender os cinco estabelecimentos não são tecnicamente consistentes – os técnicos russos suspeitam de falsificação nos certificados sanitários internacionais e alegam ter encontrado indícios de irregularidades nos rótulos dos produtos.