Mercados Futuros – 27/12/07
27 de dezembro de 2007
MT: produtor de soja adere a pecuária
2 de janeiro de 2008

Mapa inspecionará 6 mil propriedades em janeiro

Em janeiro, 6 mil propriedades ERAS (Estabelecimento Rural Autorizado Sisbov), da área habilitada para exportação à União Européia, serão inspecionadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com os Serviços Estaduais de Defesa Agropecuária. De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, a lista com o número de propriedades habilitadas será enviada à União Européia no dia 31 de janeiro de 2008.

Em janeiro, 6 mil propriedades ERAS (Estabelecimento Rural Autorizado Sisbov), da área habilitada para exportação à União Européia, serão inspecionadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com os Serviços Estaduais de Defesa Agropecuária.

De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, a lista com o número de propriedades habilitadas será enviada à União Européia no dia 31 de janeiro de 2008.

Essas medidas foram acertadas durante reunião realizada ontem (27), entre a equipe do Mapa e os representantes dos Serviços Oficiais dos estados exportadores, informou o ministério.

Hoje, estão habilitados a exportar carne para a União Européia: Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Goiás (GO), Espírito Santo (ES) e os estados do Mato Grosso (MT) e Minas Gerais (MG), parcialmente.

0 Comments

  1. José Manuel de Mesquita disse:

    Segundo o Artigo Giro do Boi de 19/12/2007 haviam 12.000.000 de animais qualificados em 9.372 propriedades ERAS certificadas até a data mencionada acima.

    A notícia de que somente em janeiro, o MAPA irá inspecionar 6.000 propriedades me deixa na dúvida: serão 6.000 novas propriedades ou serão 6.000 dentre as propriedades já certificadas? Será realmente possível realizar 6.000 inspeções em apenas 1 mês?

    Alguém já verificou quando foi realizada a primeira certificação ERAS dentro do novo Sisbov?

    Com 9.372 propriedades já certificadas dentro do novo Sisbov se indagássemos quanto tempo se passou entre a 1ª certificação e a última das 9.372, que número teríamos? e se dividíssemos as 9.372 certificações pelo número de dias decorridos entre a 1ª e a última delas (descontados os fins de semana e feriados), que número obteríamos? e se dividíssemos este número pelo número de certificadoras habilitadas que as realizaram, que número encontraríamos?

    Será que no número final encontraríamos fortes indícios de que as certificações foram realmente executadas com o rigor especificado nas novas normas existentes?

    Pessoalmente não tenho como satisfazer esta curiosidade, mas acredito que o Beef Point poderia facilmente conseguir esta informação, pois a mesma (informação) poderá nos mostrar se continuaremos culpando o excesso de rigor com que somos avaliados, pelas auditorias da comunidade européia, ou se finalmente assumiremos que continuamos os mesmos neste grande país do “finge que faz, que eu finjo que acredito…”