O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Célio Porto, participa hoje, em Belo Horizonte do I Agroex-MG (Seminário do Agronegócio para Exportação). O evento é o primeiro de uma série promovida pelo Mapa em todo o país para incentivar as iniciativas que visem as exportações. Dois eventos já foram confirmados. No dia 9 de junho, o Agroex será promovido em Belém/PA e no dia 12 de setembro em Fortaleza/CE.
Desvendar as exigências do mercado externo, quais são as linhas de financiamento disponíveis, como buscá-las. Os riscos e as vantagens da exportação. Cartilhas elaboradas pelo Núcleo de Integração para Exportação do Ministério da Agricultura vão orientar produtores sobre a formação de condomínios rurais e consórcios, opções previstas no Estatuto da Terra, mas pouco exploradas pelos que planejam ganhar espaço lá fora.
A primeira cartilha, intitulada “Integração do Agronegócio para Exportação: Condomínio Rural e Consórcio”, vai ser lançada hoje Agroex, com apoio da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), do Sebrae/MG e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.
O Agroex está sendo estruturado para auxiliar na profissionalização dos diversos setores do agronegócio com informações claras sobre questões sanitárias e fitossanitárias, tarifárias e as relacionadas à promoção internacional do agronegócio. A integração dos elos da cadeia produtiva para exportação é apontada como elemento essencial indicativo dos instrumentos de formação de condomínios rurais e consórcios.
As informações são do Mapa.