Síntese Agropecuária BM&F – 17/04/03
17 de abril de 2003
Previsões de exportações mundiais recordes de carne bovina
23 de abril de 2003

Mapa negociará abertura de mercado norte-americano

As negociações para abrir o mercado dos Estados Unidos à carne bovina in natura e ao frango brasileiros estão na agenda da viagem que o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, fará àquele país nesta semana. Ele vai tratar desses assuntos durante audiência com a secretária de Agricultura dos EUA, Ann Veneman, amanhã (23), em Washington.

“É inconcebível que o Brasil continue exportando apenas carne bovina processada para os Estados Unidos”, disse o ministro, ao defender a abertura daquele mercado também ao produto in natura. “Temos 83% do nosso rebanho de 170 milhões de cabeças livres de aftosa com vacinação. Para chegarmos a essa situação, investimos mais de dois bilhões de dólares em programas de sanidade”, destacou, lembrando que há quase dois anos o país não registra nenhum caso da doença.

O governo brasileiro, adiantou Rodrigues, quer que os EUA aceitem o modelo de erradicação de aftosa por regiões, os chamados circuitos pecuários, adotado pelo Brasil com o aval da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). “Pretendemos negociar com o governo norte-americano a aprovação do zoneamento sanitário animal”. Se os Estados Unidos concordarem com esse sistema, o país poderá passar a vender carne bovina in natura aquele mercado.

O ministro também vai negociar o acesso do frango brasileiro aos EUA. O Brasil quer que os norte-americanos façam análise de risco para comprovar a sanidade do produto e a excelência dos processos de criação, abate, armazenamento, embalagem e distribuição.

Sanidade animal e segurança alimentar também estão na pauta de discussões da Rimsa, promovida pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Durante a reunião, serão discutidas políticas de prevenção e controle da febre aftosa, zoonoses, proteção de alimentos e bioterrorismo.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.