O secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Márcio Portocarrero, disse ontem que o Mapa não divulgou novas normas e sim colocou um documento em discussão para ser apreciado e debatido com o comitê consultivo do Sisbov.
“A CNA não pode orientar seus filiados a descumprir a norma, pois ela ainda não existe, portanto não foram baixadas de forma unilateral. Estamos há um ano discutindo com a cadeia produtiva da carne bovina a forma de implantar um novo modelo de Sisbov”, afirmou Portocarrero.
Ele lembrou que o comitê é consultivo e tem sido consultado exaustivamente durante todo o ano de 2005, “tanto que já fizemos nove reuniões com o comitê e ainda não concluímos o documento”. Segundo Portocarrero, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina é a última instância de discussão do Mapa e o documento final só será publicado após a aprovação dessa câmara setorial.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint
0 Comments
Pelo que se percebe, está havendo mais interesse em reserva de mercado para as certificadoras do que disposição para resolver o problema da rastreabilidade.
Há uma firme disposição em dominar a classe pecuarista.
Jucelino dos Reis
Cascavel – PR