Mercados Futuros – 27/07/07
27 de julho de 2007
Relatório preliminar mostra falhas brasileiras
31 de julho de 2007

Mapa quer tarifa zero para dois tipos de fertilizantes

Em reunião no dia 25 do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) propôs a redução da tarifa de importação de dois tipos de fertilizantes. Pela proposta, os itens adubo ou fertilizante com nitrogênio, fóssil e potássio e fertilizante binário com nitrogênio nítrico e potássio entrariam na Lista de Exceção à Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC), e as tarifas de exportação desses produtos passariam de 6% e 4%, respectivamente, para zero.

Em reunião no dia 25 do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) propôs a redução da tarifa de importação de dois tipos de fertilizantes.

Pela proposta, os itens adubo ou fertilizante com nitrogênio, fóssil e potássio e fertilizante binário com nitrogênio nítrico e potássio entrariam na Lista de Exceção à Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC), e as tarifas de exportação desses produtos passariam de 6% e 4%, respectivamente, para zero.

Para entrar em vigor, a medida deve ser aprovada na próxima reunião da Câmara do Comércio Exterior (Camex), em 8 de agosto. “Se aprovada pela Camex, o ministério irá monitorar a medida para garantir que os benefícios da redução das tarifas sejam repassados aos agricultores”, explicou o diretor de Assuntos Comerciais, da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), Benedito Rosa.

O Gecex aprovou recomendação à Camex no sentido de baixar a tarifa de importação de 8% para 0% no item peles e couros (wet blue, deslanada) de ovinos e caprinos. As informações são do Mapa.

Os comentários estão encerrados.