A edição de sexta-feira do Diário Oficial da União publicou a Instrução Normativa (IN) no 36, reduzindo as áreas interditadas no Mato Grosso do Sul por causa dos focos de febre aftosa registrados no início de outubro.
A instrução, que revoga a de no 34, de 31 de outubro deste ano, estabelece que os municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo e a parte de Iguatemi e Itaquiraí estão na área de segurança sanitária.
Também reduziu a área de risco do Paraná à região dos municípios abrangida pelo raio de 10 quilômetros, estabelecido a partir das propriedades sob investigação sanitária. Dessa zona fazem parte os municípios de Loanda, Maringá, Amaporã e Grandes Rios.
A redução das áreas de risco sanitário no MS e no PR só passará a vigorar depois que os dois estados publicarem a relação das propriedades situadas nessas regiões.
Ainda segunda a INo 36, está proibida a saída de animais suscetíveis à aftosa, seus produtos e subprodutos e materiais de multiplicação das áreas de risco sanitário para os mercados interno e externo.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint