O Suasa torna os processos de fiscalização realizados por estados e municípios equivalentes ao serviço federal para produtos que circulam dentro do país.
Uma das prioridades em 2013 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é ampliar o número de estados e municípios que fazem parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que torna os processos de fiscalização realizados por estados e municípios equivalentes ao serviço federal para produtos que circulam dentro do país.
“A participação de estados e municípios é voluntária, por isso a importância dos prefeitos terem maior conhecimento sobre o tema. O Governo Federal como um todo está empenhado na capacitação técnica de agentes e na destinação de recursos para ampliar o sistema”, afirmou o ministro Mendes Ribeiro Filho nesta quarta-feira, 30 de janeiro.
De acordo com Mendes, serão destinados cerca de R$ 96 milhões em 2013 para a ampliação do Sistema, até agora aderido por Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Bahia, além de sete municípios e dois consórcios. Além destes, Santa Catarina assinou um protocolo para implantação de um projeto piloto e outros 15 estados e 50 municípios estão em processo de adesão.
Outro foco este ano refere-se à armazenagem de grãos, a partir da criação do Plano Nacional de Armazenagem. Segundo Mendes, estão previstas duas grandes ações. A primeira é a construção de 100 unidades armazenadoras em seis anos, aumentando em 4,27 milhões de toneladas a capacidade brasileira de estocagem.
Fonte: MAPA, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.