O Mapa suspendeu temporariamente a habilitação da unidade de Lins (SP) do frigorífico Bertin para exportar carne bovina processada aos EUA.
Notícia publicada no jornal Valor Econômico informou que o Mapa suspendeu temporariamente a habilitação da unidade de Lins (SP) do frigorífico Bertin para exportar carne bovina processada aos EUA. A suspensão foi uma medida preventiva do Mapa depois de reclamações dos EUA das condições do produto e visa evitar a exclusão das lista de plantas habilitadas à exportação pelos EUA.
O diretor de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Mapa, Nelmon Oliveira, esclareceu que a falha foi logística, devido à ruptura de latas no transporte, e não de procedimentos de controle no processamento na empresa.
Com a suspensão, a planta pode voltar a exportar em 90 dias. Se fosse excluída da lista, ficaria pelo menos um ano impedida de exportar aos EUA. A planta também teria que passar por nova auditoria dos especialistas americanos.
De acordo com dados da Secex/MDIC, os EUA foram o maior mercado para a carne bovina industrializada em 2006 até julho, com exportações de US$ 165,129 milhões e volume de 39.179 toneladas, respondendo por 43,96% da receita total exportada e 33,96% do volume exportado de carne industrializada.
0 Comments
Muito boa a matéria.