Organizado pelo Fundepec, o Encontro da Qualidade terá a participação das principais marcas de carne do mercado, como a Nelore Natural, da ACNB
Transformar a cadeia produtiva da carne numa engrenagem lubrificada para movimentar o mercado consumidor, que passa a ter opções de compra, melhorando sua qualidade de vida. Fixar entre os pecuaristas a noção de que o marketing é a nova palavra de ordem a orientar os seus negócios. Estes são os principais assuntos que serão debatidos no “Encontro da Qualidade”, evento organizado pelo Fundepec – Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado de São Paulo – que acontece nos dias 05 e 06 de dezembro no Parque da Água Branca, em São Paulo.
Nelore Natural
No dia 6, Eduardo Pedroso, da ACNB, discutirá o case da marca Nelore Natural, abrindo o segundo dia do “Encontro da Qualidade”. Pedroso apresenta um diagnóstico indicando que o melhor caminho é a adoção de um plano de marketing visando o lançamento de um produto diferenciado, que gere demanda e agregue valor à carne comercializada. “A introdução do PQNN (Programa de Qualidade Nelore Natural) passou a garantir a integridade da qualidade de ponta a ponta da cadeia”, explica Pedroso.
Em um ano, a marca Nelore Natural já comercializou cerca de 4.000 toneladas de carne, com 100 mil animais abatidos em 1.500 lotes, organizando 16 julgamentos de carcaça, com a implantação do PQNN em Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e norte de Minas Gerais.
O coordenador do PQNN vai explicar porque adotar o marketing como parâmetro da atividade: o foco da produção desloca-se para o consumidor, e deixa de ser colocado na conveniência de cada elo da cadeia produtiva. “O consumidor é rei e tudo deve ser feito para satisfazer seus desejos e necessidades. Contudo, a lição de casa está só começando: é preciso provar a diferenciação através de marcas íntegras e amparadas por programas de qualidade realmente confiáveis”, ressaltou.
Descomoditização da carne
Na visão de Augusto Landim, Gerente de Marketing do Fundepec, é fundamental que se incentive a “descomoditização” da carne a partir de uma produção mais qualificada. “Diferenciar o produto é agregar valor e, consequentemente, aumentar o faturamento”, salientou Landim.
Estarão presentes no “Encontro da Qualidade”, produtores de carne, os principais frigoríficos do País e de rede varejistas e representantes do setor de insumos da cadeia. O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pratini de Moraes, e o presidente da CNA – Confederação da Pecuária e Agricultura do Brasil, Antenor Nogueira participam da abertura do encontro.
Fonte: Assessoria de imprensa – Contatocom (por Gualberto Vita)