A CRV Lagoa, empresa que comercializa com exclusividade o sêmen do consagrado touro Backup, participou de um estudo sobre a seleção genômica em reprodutores da raça nelore, detectando no final do mês de abril inconsistências nas informações relativas à genealogia dos animais.
Marcelo Almeida Oliveira, gerente de gado e corte e do Paint da CRV Lagoa, comentou sobre a notícia Touro recordista em venda de semên, Backup, não é filho de Fajardo (análise genômica). Leia o comentário na íntegra:
A CRV Lagoa, empresa que comercializa com exclusividade o sêmen do consagrado touro Backup, em resposta a nota “Exame de DNA”, publicada na coluna “Radar”, na penúltima edição de Veja, informa que em parceria com a Conexão Delta G e Unesp, participou de um estudo sobre a seleção genômica em reprodutores da raça nelore, detectando no final do mês de abril inconsistências nas informações relativas à genealogia dos animais.
O grupo de pesquisa imediatamente comunicou a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) como entidade delegada pelo Ministério da Agricultura pela administração e execução do registro genealógico desta raça, informando a lista de reprodutores com inconsistências genealógicas. A metodologia utilizada é muito eficiente na identificação de inconsistências genealógicas, contudo a técnica não possui a máxima eficiência para a correta certificação, portanto reforçamos que estudos complementares são necessários e já estão sendo realizados pela ABCZ.
Em paralelo a CRV Lagoa, seguindo sua filosofia de transparência e respeito aos criadores e ao mercado, também está desenvolvendo o mesmo estudo para imprimir maior velocidade na resposta oficial sobre esta questão ao mercado brasileiro.
Atenciosamente,
Marcelo Almeida Oliveira
Gerente do Departamento Corte e do PAINT – CRV Lagoa
Leia a notícia original aqui Touro recordista em venda de semên, Backup, não é filho de Fajardo (análise genômica).