A raça marchigiana começa hoje sua participação na Exposição de Araçatuba, levando à pista de julgamentos 160 animais de 18 criatórios. Também está programado o Leilão Marchigiana Araçatuba, sexta-feira (11), com animais de criatórios da região.
Na ocasião, a Associação Brasileira de Criadores de Marchigiana divulgará o projeto Branco com Branco para evidenciar os benefícios do cruzamento industrial entre o marchigiana e o nelore.
O criador Gilson Katayama garante que tem vários exemplos da viabilidade do chamado cruzamento branco com branco, no próprio criatório. Ele dedica-se à seleção de genética e à produção de animais de corte. Neste caso, possui rebanhos a campo em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “Fazemos cruzamento industrial entre nelore e marchigiana e abatemos animais com 22 meses de idade, em média, com peso de 17 arrobas para os machos e 14,5 a 15 arrobas para as fêmeas”, disse. “A idéia é desmamar bezerros cada vez mais pesados”.
Ele também dedica-se à produção de nelore PO e marchigiana PO, na Fazenda Adriana, em Guararapes (SP), onde mantém um plantel de doadoras para coleta de embriões, utilizados em transferência de embriões e Fecundação in Vitro (FIV).
Canchim
De hoje a sexta-feira, criadores de canchim apresentarão na Expo Araçatuba 150 animais de 14 criatórios de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. “O canchim cresce ano a ano, ganhando a preferência dos criadores”, afirmou o gerente da Associação Brasileira de Criadores de Canchim, Mauro de Carvalho. “O número de criadores aumentou de 170, em 2002, para 210 este ano”.
Fonte: O Estado de S.Paulo/Suplemento Agrícola, adaptado por Equipe BeefPoint