![]() |
Márcia Dutra BarcellosMárcia Dutra Barcellos é Médica Veterinária, Doutoranda e Pesquisadora da UFRGS e Diretora do Programa Carne Angus Certificada da Associação Brasileira de Angus |
Formação: Médica Veterinária, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1998. Mestre e Doutoranda em Agronegócios pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (CEPAN/UFRGS). Doutorado Sandwich na Universidade de Wageningen, Holanda e na Universidade de New England, Austrália.
Cargo atual: Doutoranda e Pesquisadora da UFRGS, Diretora do Programa Carne Angus Certificada da Associação Brasileira de Angus
Maior realização: Ter coordenado muitas ações do Programa Carne Angus no mercado brasileiro de carne bovina, proporcionando aos produtores, indústria, varejo e consumidores a obtenção de um produto diferenciado, que permite agregação de valor à toda a cadeia.
O que espera realizar: Compreender a dinâmica do mercado mundial de carne bovina, sob a ótica do comportamento do consumidor. Coordenar ações estratégicas de planejamento e marketing na cadeia produtiva da carne bovina visando melhorar sua competitividade e sustentabilidade.
Livro que recomenda: Rubem Fonseca e Luis Fernando Veríssimo.
Empresa que admira: Gerdau, uma empresa modelo, líder no seu segmento e que há mais de 100 anos mantém-se e cresce no mercado brasileiro e internacional, mesmo com todos os percalços da nossa economia.
Personalidade que admira: Cap. Robert Falcon Scott (Inglaterra, 1868-1912), pelo espírito investigativo e científico, persistência, coragem e lealdade aos seus companheiros e aos seus ideais.
Dica de sucesso: Dedique-se ao seu trabalho. Estude, viaje, conheça outras culturas, outras realidades. Evite o re-trabalho, preze pela eficiência, seriedade e competência. Seja pontual.
Alguma frase ou ditado preferido? “Hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamás.”, de Ernesto Che Guevara.
Personalidade de destaque no setor: Prof. Marcos Fava Neves, do PENSA/USP. Profissional altamente qualificado, atua como “embaixador” do agronegócio Brasileiro em inúmeros eventos nacionais e internacionais, sejam eles acadêmicos ou não. Sua visão realista do setor tem apontado inúmeras soluções. Motiva alunos e ouvintes a uma reflexão crítica e embasada do setor.
O que está melhorando no setor: A rapidez de resposta frente às dificuldades e a percepção de que fora da porteira, existem muitos desafios. A difusão da tecnologia e a padronização dos produtos.
O que falta no setor: O setor precisa se conscientizar da importância da sanidade animal, da preservação do meio-ambiente, das condições adequadas de trabalho e do bem-estar dos animais. A evolução de um setor depende da mudança efetiva de atitude dos líderes e indivíduos da sociedade.
Quem gostaria de ver nessa seção: Ian David Hill, Gerente Geral da Agropecuária Jacarezinho, Valparaíso, São Paulo. A cultura organizacional de respeito aos funcionários, à natureza e aos animais tem a sua marca pessoal e são fatores extremamente admiráveis.
Visão de futuro: O agronegócio no Brasil tem enormes potencialidades. Porém, se quisermos oferecer “qualidade” e não apenas commodities ao mercado mundial de alimentos, precisaremos melhorar muito a nossa imagem. Segurança alimentar e credibilidade são palavras-chave para o futuro.
O BeefPoint para você: O Beefpoint é pioneiro na web rural e, sem dúvida alguma, uma das melhores fontes de informações que existe no setor. Confiável e atualizada. Parabenizo toda a equipe pelo excepcional trabalho prestado à comunidade agro.
0 Comments
Lisonjeado pelos seus comentários.
Obrigado.
Ian Hill