Morreu na manhã deste domingo (24) em São Paulo, de câncer, o empresário e churrasqueiro Marcos Bassi, aos 64 anos. O velório foi realizado no Funeral Home, à rua São Carlos do Pinhal, 376, na Bela Vista. Segundo informações do local, o corpo será levado às 14h desta segunda-feira (25) para o cemitério do Araçá.
Conhecido como “artesão das carnes”, popularizou cortes como bombom de alcatra e steak do açougueiro, sendo apontado até como seu criador. Além disso, enobreceu a fraldinha, antes considerada de qualidade inferior. Também foi pioneiro na adoção da embalagem a vácuo.
Filho de italianos, nasceu Marcos Guardabassi e entrou para o mundo das carnes aos oito anos, vendendo miúdos na rua e enchendo linguiça em um açougue do Mercado Municipal, no Brás. Virou empresário aos 15 anos, quando arrendou o seu próprio estabelecimento, no Bixiga (zona central de SP).
Batizou o espaço de “Casa de Carnes Bassi”, já mirando os imigrantes mais ricos da cidade. Embrulhava as carnes no papel-manteiga e depois em bandejas de isopor, coisa rara na época. Mantinha uma churrasqueira dentro da Casa de Carnes e vendia assados e sanduíches.
Com a fama de seus cortes especiais, em 1978 montou frigorífico para fornecer para restaurantes, bares e hotéis. Anos depois, a marca conquistou os supermercados. Mas o negócio foi vendido em 1999. Desde 2005 a marca Bassi pertence à Marfrig. Em 1979, inaugurou churrascaria na rua Treze de Maio, a Templo da Carne Marcos Bassi, até hoje com a família.
Fonte: Folha de São Paulo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
3 Comments
Lamentável perda para o consumo, mercado e divulgação de carne de qualidade no Brasil. Que a família receba as minhas condolências e que o Marcos descanse em paz.
Grande Marcos ; enxergou o futuro das carnes nobres muito antes dos outros. O ceu vai ficar mais alegre com suas gargalhadas e seus assados !
Uma grande perda, infelizmente temos poucos exemplos de virtuosos. A simplicidade foi também a sua marca, exemplo a ser seguido, meus sentimentos a família.