Marcos Reis, diretor da ONG de produtores rurais chamada Aliança da Terra enviou mensagem ao BeefPoint alertando para os sérios problemas do fogo no estado. Leia abaixo a mensagem de Marcos ao BeefPoint.
Marcos Reis, diretor da ONG de produtores rurais chamada Aliança da Terra enviou mensagem ao BeefPoint alertando para os sérios problemas do fogo no estado. Leia abaixo a mensagem de Marcos ao BeefPoint.
Apesar do estado apresentar um histórico catastrófico de fogo, nós da Aliança vínhamos alertando as autoridades há muito tempo sobre esse problema. Sem qualquer resposta nós mesmos criamos nossa brigada de incêndio.
Na última semana estive em contato com pessoas de todo o estado e chegamos a uma conclusão de que ninguém ainda tomou conta do tamanho do estrago, caso não chova nos próximos 10 dias. Estamos a beira da maior catástrofe do estado, principalmente para a pecuária. Podemos dizer que o estado está com 60% queimado e o que sobrou está queimando.
No norte leste do estado a coisa chega a ser pior, pois além do fogo, o produtor não consegue tirar o gado das fazendas. Surgiu um surto de raiva e o Indea-MT não libera GTA para trânsito de animais.
Saiba mais sobre a brigada de incêndio da Aliança da Terra, acessando esse post do MyPoint.
Comoe stá o fogo na sua região? Comente no espaço abaixo para cartas, informando região, estado e situação atual. Vamos compilar as respostas e fazer um artigo completo. Participe. Obrigado.
0 Comments
Este ano estamos enfrentando problemas de incêndios em níveis inéditos na região de Juscimeira e Santo Antonio do Leverge – MT. Enfrentamos focos em todas nossas propriedades. Por sorte e boa estrutura de combate estamos conseguindo evitar o pior. Se não chover logo a situação ficará completamente fora de controle.
Aqui na região de campo verde – Jaciara – Cuiaba já queimou muito também, e devido ás pessimas condições dos bombeiros da região acaba ficando dificil combater os incendios, já tiveram até 3 mortes ocasionadas por despreparo no combate de incendio.
Vamos acordar ai autoridades.
Os produtores são vítimas dos incendios, e não o vilão.
É de conhecimento de todos que estamos atravessando uma situação de calamidade sem precedentes jamais vista em nossa região de Rondonópolis e Pedra Preta, e de um modo geral em todo o Estado de MT em virtude do fogo. Seis meses sem chuva, baixa umidade, forte ventos (principal vilão) são ingredientes para provocar incendios de gdes proporções. Os pecuaristas de um modo geral não estão preparados com equipamentos e nem infraestrutura para combate aos incendios. Pois, se ja está dificil fazer recuperação de pastagens com correção e adubo, imagina equipar a fazenda com caminhões pipas, tanques e bombas.
A nossa propriedade rural queimou 95% e dos vizinhos, com fogo vindo da BR.
Aqui na regiõ de Canarana queimou aproximadamente 30.000 hectares, o fogo esta controlado, até bombeiro chegou por aqui. mais o controle se deu graças a união dos produtores que não mediram esforços para combate-lo.
Atuo na região do Araguaia-Xingu e por onde tenho visitado produtores tiveram prejuízos com fogo, em todas as dimensões. Mesmo fazendas preparadas com junção de várias equipes, se viram contra um inimigo difícil de combater.
O surto de raiva na região de Serra Nova Dourada realmente complicou para produtores, era uma região que não tinha historico da doença.