![]() |
Marcos Sawaya JankMarcos Sawaya Jank é Presidente do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE), entidade que conta com o apoio de vários setores do agronegócio, tendo o objetivo de suprir o setor com informações a respeito do comércio internacional e negociações, de forma a melhorar a posição do país nos acordo de comércio. Marcos é um dos maiores especialistas no tema e também é produtor de leite, sendo um dos sócios da Agrindus, terceira maior produtora de leite do Brasil, em Descalvado, interior de SP. Marcos é nosso convidado no Fazendo a Diferença. |
Formação: Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP, M.Sc. em Políticas Agrícolas em Montpellier – França, Doutor pela Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA) e Livre Docente pela ESALQ.
Cargo atual: Presidente do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE) e Professor Associado da FEA-USP.
Maior realização: ter tido a oportunidade de montar o ICONE, um projeto inovador de organização coletiva de empresas e entidades do agronegócio para desenvolver pesquisas aplicadas ao comércio e às negociações internacionais.
O que espera realizar: Reduzir as distorções e ampliar a demanda por produtos do agronegócio brasileiro por meio das negociações internacionais. Espero também continuar formando jovens estudantes e pesquisadores dedicados e entusiasmados com a agricultura e o agronegócio brasileiro, no ICONE e na Universidade.
Livros que recomenda: Eduardo Gianetti da Fonseca (Vícios privados, benefícios públicos? e Felicidade: diálogos sobre o bem-estar na Civilização), Todd Buchholz (Novas idéias de economistas mortos), Jared Diamond (Armas, germes e aço). Recomendo também a obra de Douglass North e Albert Hirschman.
Empresa que admira: todas aquelas que souberam entender que organização coletiva é fundamental para ampliar exportações e mudar as regras do comércio internacional. No caso do agronegócio, admiro o esforço da ÚNICA, ABIOVE, ABEF, ABIPECS, ABIEC e ABRAPA.
Personalidades que admira: todos aqueles que defenderam ardorosamente as suas idéias e ideais, contra as correntes dominantes de sua época: Adam Smith, David Ricardo, Ronald Coase, Douglass North, Visconde de Mauá, Roberto Campos, Luiz de Queiroz e tantos outros.
Dica de sucesso: Busca pelo conhecimento multidisciplinar, tolerância com as diferenças, equilíbrio no trabalho, na família, no lazer.
Frase preferida: Há muitas, a mais recente que li serve como uma luva neste ano eleitoral “Se a tolerância nasce da dúvida, que nos ensinem a duvidar de modelos e utopias, a recusar os profetas da salvação, os arautos de catástrofes” (Raymond Aron).
Personalidade de destaque no setor: o Ex-Ministro Pratini de Moraes que, no comando da ABIEC, tem conseguido ampliar as exportações brasileiras para dezenas de novos mercados, principalmente nos países em desenvolvimento.
O que está melhorando no setor: exportações, profissionalismo do produtor, produtividade, integração lavoura-pecuária.
O que falta no setor: maior seriedade na questão sanitária (Governo e produtores), maior preocupação com as barreiras não-tarifárias de forma geral, maior coordenação da cadeia produtiva.
Quem gostaria de ver nessa seção: Pratini de Moraes.
Visão de futuro: Uma expressiva melhoria das estruturas de defesa sanitária do Brasil e vizinhanças, a manutenção do Brasil como 1o exportador mundial de carne bovina e melhores relações entre os agentes da cadeia produtiva.
O BeefPoint para você: um trabalho inovador na área de comunicação eletrônica moderna, que resistiu à caótica proliferação de pseudo-empresas de Internet, conseguindo se implantar definitivamente no mercado pela densidade de suas informações técnico-econômicas e pelo foco no atendimento às reais necessidades de informação das cadeias do leite e carne. Aliás, uma experiência que deveria agora ser replicada em outros setores, já que o Brasil precisa de um citruspoint, de um cafepoint, de um frangopoint e por aí afora.