O touro Marel, em coleta de sêmen na Lagoa da Serra, acaba de entrar para o exclusivo clube dos touros Nelore com mais de 100.000 doses coletadas. Méritos não lhe faltam. Por exemplo: No sumário 2002 da Conexão Delta G, Marel aparece pelo terceiro ano consecutivo como o melhor touro PO, com 1.179 filhos avaliados; e no novo sumário da CFM, ele é simplesmente o melhor reprodutor Nelore PO.
Resultados como esses coroam a trajetória de sucesso de Marel, que já produziu quatro reprodutores para central de inseminação: Guaporé, Marechal, Cook e Da Vinci, todos da Agropecuária Jacarezinho. Guaporé e Marechal, aliás, são produtos de acasalamentos de Marel com vacas escolhidas absolutamente ao acaso na Jacarezinho, dos quais nasceram 62 machos. Cook nasceu em 1997 e apresentou a maior DEP de dias para atingir 400 kg após o nascimento entre todos os machos da Jacarezinho naquele ano. Da Vinci nasceu no ano seguinte e, surpresa, também apresentou a maior DEP 400 kg da safra 1998 da Jacarezinho.
A trajetória de Marel começou em 1993, quando Humberto Tavares (Fazenda Sucuri, de Itapirapuã/GO), o adquiriu logo após vencer a Prova de Ganho de Peso da Estação Experimental de Zootecnia de Sertãozinho (SP). Na seqüência, Marel participou de testes de progênies na Embrapa Gado de Corte, Programa de Avaliação e Identificação de Novos Touros (PAINT), Agropecuária CFM e Agropecuária Jacarezinho, além da Cia. Mate Laranjeira, Fazenda Bodoquena, Pastoril Couto Magalhães, Cia. Melhoramentos, Irmãos Quagliato e Cia. Campanário.
E os resultados foram aparecendo, já a partir de 1996. Marel, hoje às vésperas de completar 10 anos, é destacado no sumário Conexão Delta G por imprimir em seus filhos alto peso à desmama e ao sobreano, ótima conformação de carcaça e grande precocidade de acabamento. No sumário CFM, constata-se ainda que os filhos de Marel unem essas características a baixa altura na garupa e baixo peso ao nascer. “Terminação rápida e baixa estatura são qualidades que garantem filhas altamente funcionais, com boas reservas de gordura corporal e baixas exigências de mantença – sinais claros de grande capacidade de reconcepção precoce”, ressalta o proprietário, Humberto Tavares.
Pertencendo à quarta geração de seleção do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho (SP), com sangue das famílias Cantor (Nacional), Evaru (Karvadi), Everest III (Everest Imp.) e Gabillamu (Karvadi x Golias), Marel produz parceiras perfeitas para touros das famílias Iguaçu, Akasamu, Faulad, Bazuá, Bonsucesso, Brumado, Indiana, Gim e Lemgruber. “O pouco parentesco com a maioria do rebanho Nelore brasileiro torna mais simples a tarefa de delinear programas de melhoramento em que se mantenham baixos os níveis de consangüinidade. Não é por outro motivo que dois dos mais famosos jurados da ABCZ vêm acasalando intensamente Marel com vacas de pista, em particular com mochas”, informa Humberto.
Informações adicionais sobre Marel através do formulário abaixo.
Fonte: Texto Assessoria de Comunicações