Mercado Físico da Vaca – 26/11/09
26 de novembro de 2009
Mercados Futuros – 27/11/09
30 de novembro de 2009

Marfirg: S&P altera perspectiva de ratings para estável

Nesta quarta-feira, a agência de classificação de risco, Standard & Poor's Ratings Services, divulgou nota informando a alteração da perspectiva dos ratings da Marfrig Alimentos S.A., de "Negativa" para "Estável", e reafirmou os ratings de crédito corporativo 'B+', após a Marfrig ter concluído sua oferta pública subsequente de ações para financiar a aquisição da Seara Alimentos S.A. - o que contribuirá para melhorar a liquidez da empresa. "Esperamos um aumento na geração de fluxo de caixa e melhora nas margens com a maior diversificação nas linhas de produtos da empresa e as esperadas sinergias de custos".

Nesta quarta-feira, a agência de classificação de risco, Standard & Poor’s Ratings Services, divulgou nota informando a alteração da perspectiva dos ratings da Marfrig Alimentos S.A., de “Negativa” para “Estável”, e reafirmou os ratings de crédito corporativo ‘B+’, após a Marfrig ter concluído sua oferta pública subsequente de ações para financiar a aquisição da Seara Alimentos S.A. – o que contribuirá para melhorar a liquidez da empresa. “Esperamos um aumento na geração de fluxo de caixa e melhora nas margens com a maior diversificação nas linhas de produtos da empresa e as esperadas sinergias de custos”, comentam os analistas da empresa, Flavia Bedran, Reginaldo Takara.

Segundo o relatório da Standard & Poor’s, “a alteração da perspectiva reflete nossa expectativa de que a aquisição da Seara Alimentos S.A. financiada por intermédio de uma nova oferta pública de ações proporcionará à Marfrig economias de escala nos negócios de aves e sinergias operacionais em logísticas e em serviços de distribuição com as operações de carne. Além disso, vemos como positivo a aquisição da Marfrig de uma planta processadora de couros no Uruguai e o aumento da capacidade de abate de gado e de processamento no Brasil, o que provavelmente expandirá sua produção e impulsionará a diversificação das linhas de produtos”.

O analistas aponta que os riscos inerentes à indústria de carne, e a alta dependência do setor à disponibilidade de matéria-prima. Adicionalmente, vemos a estratégia agressiva de aquisição da empresa, a sua estrutura de capital alavancada e os riscos de integração associados às operações significativas em curso nos negócios de ave como riscos relevantes. “Por outro lado, acreditamos que a carteira mais diversificada nos mercados de aves/carne, as crescentes economias de escala na produção de aves e carne, e a rede de distribuição e logística bem constituída contrabalançam esses riscos”.

Bedran e Takara ainda destacam a expectativa de aumento gradativo nos volumes e preços no mercado externo, prevendo um desempenho estável para a Marfrig no âmbito doméstico. “A demanda interna tem sido forte com produtos industrializados de alto valor agregado. A margem EBITDA ajustada deverá permanecer próxima a 8% em 2009, mas deverá se recuperar de forma progressiva a partir de 2009, contribuindo assim para melhorar as métricas de crédito da empresa”.

“O índice de dívida ajustada sobre EBITDA da Marfrig deverá atingir o pico de cerca de 7x no exercício findo em 2009, tendo-se em vista seu recente desempenho operacional mais fraco. Apesar de esse indicador ser bastante agressivo para o rating, estimamos uma queda rápida na alavancagem financeira depois de 2009, assumindo-se que a empresa não fará nenhuma grande aquisição nos próximos anos”, comenta o relatório da agência.

As informações são da Standard & Poor’s Ratings Services, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.