O presidente do grupo Marfrig, Marco Molina dos Santos, anunciou para 2008 investimentos de US$ 15 milhões na Argentina, com os quais se modernizarão os frigoríficos Estancias del Sur, em Córdoba, AB&P, em Santa Fé e Best Beef, em Buenos Aires. Molina dos Santos disse que a intenção do grupo é aumentar a participação na categoria de produtos de valor agregado, como hambúrgueres, salsichas, produção de cozidos para exportação e kosher. "Queremos aumentar o valor agregado, e não os abates".
O presidente do grupo Marfrig, Marco Molina dos Santos, anunciou para 2008 investimentos de US$ 15 milhões na Argentina, com os quais se modernizarão os frigoríficos Estancias del Sur, em Córdoba, AB&P, em Santa Fé e Best Beef, em Buenos Aires. Molina dos Santos disse que a intenção do grupo é aumentar a participação na categoria de produtos de valor agregado, como hambúrgueres, salsichas, produção de cozidos para exportação e kosher. “Queremos aumentar o valor agregado, e não os abates”.
Segundo o site Infocampo, Molina disse que a intenção do grupo Marfrig, dono da Quickfood, é se consolidar no mercado interno argentino e explicou que no Brasil, a Marfrig destina 65% da produção ao mercado interno e os 35% restantes à exportação. “O ponto mais atrativo do mercado argentino é o forte consumo interno, de 67 quilos per capita”. Ele disse também que não existe empresa forte sem consumo interno forte e afirmou que deverá exportar o restante da produção.
Consultado sobre as retenções de impostos determinadas ao comércio de carne pelo Governo argentino, ele disse que, embora no Brasil não existam retenções, o valor do dólar com relação ao Real “deixa margens similares às dos argentinos. E essa margem sempre é ajustada”.
Assim como no Brasil e no Uruguai, o Grupo Marfrig planeja na Argentina financiar seus fornecedores com o objetivo de aumentar a produção. O diretor brasileiro explicou que o Marfrig contribuirá com linhas de financiamento a longo prazo, para aumentar a produção pecuária.
Com relação à cota Hilton, o gerente do AB&P, Alain Martinet, destacou que não é o objetivo principal da companhia. “Das 28 mil toneladas, somente 8 mil estão em mãos estrangeiras”, disse ele.
O Grupo Marfrig trabalha no Brasil com um total de 12 plantas frigoríficas e um centro de distribuição. No Uruguai, possui quatro frigoríficos e no Chile, uma planta frigorífica e um centro de distribuição.
Na Argentina, o frigorífico AB&P tem capacidade de abate diário de 700 cabeças; o Estancias del Sur também de 700 cabeças diárias; e o Best Beff, de 800 cabeças diárias.