Mesmo com as recentes emissões, a Marfrig ainda tem um longo caminho para diminuir a alavancagem e a dívida no curto prazo.
O Marfrig tem enfrentado o desafio de alongar o perfil da dívida e diminuir a alavancagem – relação entre capital próprio e créditos aplicados em uma operação financeira. Nos últimos meses, a companhia fez uma emissão de ações, que movimentou R$ 1,05 bilhão, e captou US$ 600 milhões com uma emissão de títulos de crédito de longo prazo (bonds).
Mesmo com as recentes emissões, a Marfrig ainda tem um longo caminho para diminuir a alavancagem e a dívida no curto prazo. Segundo informações da Marfrig, a dívida da companhia, no terceiro trimestre de 2012, estava em R$ 3,233 bilhões no curto prazo, com vencimento até o terceiro trimestre de 2013.
Para os analistas consultados pela Agência CMA, a Marfrig terá em 2013 de ser capaz de gerar mais caixa ou, pelo menos, ser capaz de diminuir a velocidade com a qual o caixa diminui. No terceiro trimestre do ano passado, a geração de caixa operacional da companhia de alimentos havia ficado positiva em R$ 132,3 milhões e o índice de alavancagem proforma dos últimos doze meses estava em 3,93 vezes.
O segmento de alimentos processados da Marfrig, a Seara Foods, também pode ser um importante meio para ajudar a companhia a avançar na geração de caixa. Para cumprir o Termo de Compromisso de Desempenho (TCD), estabelecido pelo CADE, a processadora de alimentos BRF transferiu à Marfrig marcas e alguns ativos.
A Seara Foods gerou receita líquida consolidada equivalente a R$ 4,34 bilhões no terceiro trimestre do ano passado, alta de 22,3% ante o mesmo período de 2011. A expectativa é de que, com a introdução de mais produtos com alto valor agregado, a companhia tenha a capacidade de aumentar a geração de caixa.
Outro ponto crucial para a companhia neste ano é a chegada de Sérgio Rial para assumir a presidência da divisão de negócios Seara Foods, composta pelas empresas Seara Brasil, Keystone Foods e MoyPark. Rial já foi vice-presidente executivo e diretor financeiro mundial da Cargill, também do setor alimentício.
Mesmo com os vários desafios pelos quais a Marfrig ainda terá de passar, os analistas consultados pela Agência CMA acreditam que as expectativas são positivas. Para diz o estrategista da FuturaInvest, Adriano Moreno, os resultados do quarto trimestre de 2012 já devem mostrar um cenário mais delineado para 2013.
Fonte: Agência CMA, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.