Um dos maiores exportadores de carne bovina do país, o Grupo Marfrig, está a ponto de concretizar a compra do Frigorífico Tacuarembó, terceiro maior exportador de carne bovina do Uruguai, com acesso a 48 mercados, entre eles os três países do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (North American Free Trade Agreement - NAFTA) - Estados Unidos, Canadá e México.
Um dos maiores exportadores de carne bovina do país, o Grupo Marfrig, está a ponto de concretizar a compra do Frigorífico Tacuarembó, terceiro maior exportador de carne bovina do Uruguai, com acesso a 48 mercados, entre eles os três países do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (North American Free Trade Agreement – NAFTA) – Estados Unidos, Canadá e México.
O Marfrig é o principal comprador de carne ovina uruguaia, além de comprar alguns cortes bovinos, como picanha e lombo. O Frigorífico Tacuarembó foi responsável por 8,66% das exportações de carnes do Uruguai, gerando US$ 64.450.782, segundo dados do Instituto Nacional de Carnes (INAC). A empresa também tem programas de carne orgânica voltados aos Estados Unidos e Europa. O valor do negócio não foi divulgado.
A associação de frigoríficos brasileiros com empresas uruguaias já é comum, uma vez que o status sanitário do Uruguai, de livre de febre aftosa com vacinação e livre da doença da ´vaca louca´ (reconhecido pela Organização Mundial de Sanidade Animal – OIE), facilita o acesso da carne bovina aos mercados mais exigentes, inclusive os do NAFTA, para os quais a carne brasileira não está habilitada. As empresas brasileiras podem chegar a esses nichos com a carne uruguaia, mas utilizando sua marca.
O negócio será anunciado aos funcionários do Frigorífico Tacuarembó na próxima quinta-feira, dia 21. As informações são do jornal uruguaio El Pais.
Segundo a assessoria de imprensa do grupo, o Marfrig possui hoje 7 unidades de produção no Brasil (Promissão/SP, Bataguassu/MS, Tangará da Serra e Paranatinga/MT, Mineiros/GO, Chupinguaia/RO e São Gabriel/RS), uma parceria com o frigorífico 3 C em Rio Pardo/RS e uma unidade de logística e distribuição em Santo André/SP.