No final de agosto, a Marfrig Alimentos S.A. divulgou que firmou contrato de prestação de serviços com o CREDIT SUISSE (Brasil) S.A. Corretora de Títulos e Valores Mobiliários para que este exerça a função de formador de mercado de suas ações ordinárias ("MRFG3") negociadas na BM&F/BOVESPA com o objetivo de promover a liquidez e processo de formação de preço das suas ações.
No final de agosto, a Marfrig Alimentos S.A. divulgou que firmou contrato de prestação de serviços com o CREDIT SUISSE (Brasil) S.A. Corretora de Títulos e Valores Mobiliários para que este exerça a função de formador de mercado de suas ações ordinárias (“MRFG3”) negociadas na BM&F/BOVESPA com o objetivo de promover a liquidez e processo de formação de preço das suas ações mediante a realização de ofertas de compra e venda de forma regular e contínua de acordo com os padrões estabelecidos pela BM&FBOVESPA.
Os formadores de mercado são especialistas que passam o dia oferecendo-se para comprar e vender algumas ações, com o objetivo deles é dar movimentação de negócios para ações ainda pouco negociadas. Para o investidor, o formador de mercado dá a segurança de que a qualquer instante do pregão ele tem chance de negócio.
Além disso, esse agente disponibiliza preços de referência para as negociações das ações, o que diminui a volatilidade dos papéis. Dessa forma, o risco das operações é reduzido. “Isso incentiva a melhora do nível de negócios”, comenta o diretor da Gradual corretora, José Carlos Batelli.
Para a empresa, o formador de mercado é importante porque garante a liquidez das ações sem ter que, necessariamente, aumentar a quantidade de papel disponível ao público em geral. “Com o formador, temos oferta de compra e venda em todos os pregões”, explica o diretor da corretora UBS Pactual, Manuel Fernandes.
O formador de mercado não tem o compromisso em elevar o número de negócios ou garantir um maior volume nas operações. “O foco do formador é apenas dar movimentação aos papéis”, ressalta Batelli, da Gradual. O aumento do número de negócios acaba sendo uma conseqüência, já que a ação fica mais “visível” e acaba atraindo mais investidores.
As informações são da Marfrig Alimentos S.A. e da Agência Estado, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.