Amanhã o Grupo Marfrig vai inaugurar sua quinta unidade de abate de bovinos, no Mato Grosso. A empresa comprou um frigorífico em Paranatinga, município localizado a 400 quilômetros de Cuiabá, pertencente à Torlim, indústria que já está habilitada a exportar carne bovina. O valor do investimento não foi divulgado.
Segundo o diretor de negócios do Grupo Marfrig, Fábio Dias, com a nova unidade a empresa ampliará o abate para quatro mil bovinos diários, em relação aos atuais 3,2 mil animais. “Já estamos entre os cinco maiores exportadores de carne bovina do País”.
Com a inauguração da unidade de abate a previsão é de que a capacidade de produção aumente em torno de 20%, atingindo cerca de 36 mil toneladas de carne bovina por mês. O grupo passa a responder por mais de 5% de toda produção brasileira de carne bovina, que atinge 7,5 milhões de toneladas por ano.
Segundo o executivo, o grupo já é o terceiro maior do Brasil em abate de bovinos e o quinto em exportação de carne bovina, atrás dos frigoríficos Bertin, Friboi, Minerva e Independência.
O Marfrig tem outra unidade naquele estado, localizada em Tangará da Serra, que tem capacidade para abater 750 bovinos por dia. Além dessas, a empresa tem unidades de produção em Bataguassu e Ribas do Rio Pardo, ambas no Mato Grosso do Sul, e em Promissão (SP).
A sede e o centro de distribuição e vendas localiza-se em Santo André (SP) e a empresa tem quatro mil funcionários. O principal foco ainda é o mercado interno, mas as exportações vêm crescendo acentuadamente. “Hoje, o mercado externo já representa 40% do faturamento”.
Fonte: Gazeta Mercantil (por Paulo Soares), adaptado por Equipe BeefPoint