Ontem a Marfrig Alimentos S.A. comunicou que firmou um compromisso de compra e venda para aquisição, através de suas subsidiárias Marfrig Holdings (Europe) BV e Moy Park, de 100% das ações da O´Kane Poultry Ltd, localizada em Ballymena - Irlanda do Norte - pelo valor de 13 milhões de libras esterlinas.
Ontem a Marfrig Alimentos S.A. comunicou que firmou um compromisso de compra e venda para aquisição, através de suas subsidiárias Marfrig Holdings (Europe) BV e Moy Park, de 100% das ações da O´Kane Poultry Ltd, localizada em Ballymena – Irlanda do Norte – pelo valor de 13 milhões de libras esterlinas.
Segundo o comunicado assinado por Ricardo Florence, Diretor de Planejamento e de Relações com Investidores da Marfrig Alimentos S.A., “a O´Kane Poultry Ltd é uma empresa verticalmente integrada em carne de aves e traz à Moy Park diversificação em produtos que incluem perus e frangos. Os ativos adquiridos incluem uma fábrica de ração, incubadoras, granjas, unidade de abate e processamento de aves, além de um laboratório de pesquisas. Possui capacidade para processar 120 mil frangos e 5 mil perus por dia e teve faturamento de 132 milhões de libras esterlinas em 2009. A produção inclui mais de 500 itens diferentes entre produtos frescos, industrializados e pratos prontos para o setor de “food service” e para as principais redes varejistas do Reino Unido”.
O investimento acima será feito com recursos gerados e já disponíveis na Moy Park e substituirá parte da expansão orgânica de capacidade prevista naquela divisão para 2010.
Segundo Ricardo Florence, diretor de Planejamento e de Relações com Investidores do Marfrig, além do aumento da capacidade de produção e da base de clientes, a aquisição da O”Kane permitirá à empresa operar em um novo segmento, o de perus. “Aumentaremos a capacidade de produção de frangos e passaremos a ter peru no nosso portfólio europeu, o que será complementar à operação brasileira Com isso, podemos pensar até na exportação da ave para o Reino Unido”, explica o executivo.
Para José Vicente Ferraz, sócio da consultoria Agra, o valor pago pelo Marfrig não chega a ser muito expressivo. O montante praticamente equivale a lucro que o grupo teve no primeiro trimestre do ano. “Mais importante que o tamanho da operação, foi a posição que a Marfrig comprou nas gôndolas dos supermercados europeus”, avalia o especialista em agronegócio.
No dia em que a Marfrig Alimentos anunciou a compra da O´Kane Poultry Ltd, na Irlanda do Norte, as ações da empresa brasileira recuaram 6,18%.
Questionado se o fato de a Marfrig ter comprado uma empresa da Europa, continente em crise hoje, teria feito as ações caírem, Ricardo Florence, diretor de planejamento e de relações com investidores da Marfrig, admitiu que “existe um receio geral no mercado quanto à situação europeia” e que isso poderia ser uma razão. Disse, porém, que os investidores com quem conversou ontem “gostaram da aquisição”.
As informações são da Marfrig Alimentos S.A., jornal O Estado de S.Paulo e Valor Econômico, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.
0 Comments
É muito difícil analisar a estratégia de uma empresa, ainda mais o preço pago por aquisições, mas esta aquisição parece alinhada com a diversificação de produtos e mercados da empresa. E espaço nas gondolas é vital para o crescimento das vendas de produtos com marca própria.
Att,