Mercado Físico da Vaca – 22/06/09
22 de junho de 2009
Mercados Futuros – 23/06/09
24 de junho de 2009

Marfrig quer diversificar mais e negocia nova operação

A Marfrig Alimentos está negociiando a compra da operação de abate de peru da Doux Frangosul. Esse pode ser mais um passo na estratégia de diversificação da companhia, que inicialmente atuava apenas em carne bovina e depois investiu em cordeiros, aves e suínos. Procurada, a Marfrig não se pronunciou. O diretor-geral da Doux Frangosul, Aristides Vogt, confirmou a negociação, mas afirmou que ela ainda não está fechada.

A Marfrig Alimentos está negociiando a compra da operação de abate de peru da Doux Frangosul, segundo apurou o jornal Valor Econômico. Com o negócio, a empresa, que já atua em carnes bovina, de frango, de suíno e de cordeiro, estreia em peru para concorrer com Sadia e Perdigão, que juntas na recém-criada Brasil Foods terão mais de 80% da produção nacional. Procurada, a Marfrig não se pronunciou. O diretor-geral da Doux Frangosul, Aristides Vogt, confirmou a negociação, mas afirmou que ela ainda não está fechada.

Esse pode ser mais um passo na estratégia de diversificação da companhia, que inicialmente atuava apenas em carne bovina e depois investiu em cordeiros, aves e suínos. A operação de abate de perus que a Marfrig está adquirindo está localizada na cidade de Caxias do Sul/RS.

O negócio com a Marfrig alivia um pouco o cenário para a Doux Frangosul, que enfrentou dificuldades financeiras e teve perdas com derivativos em 2008. Com a crise internacional, que reduziu a demanda, a empresa teve de dar férias coletivas para 2,5 mil funcionários, entre janeiro e abril deste ano. Além disso, seu lucro caiu 31% em 2008, para R$ 14,1 milhões.

Além de diversificar as operações, a Marfrig, que em 2008 faturou R$ 6,775 bilhões, também busca ganhar musculatura. Para isso, já admitiu que tem conversado com a concorrente Bertin, avaliando uma eventual união. Em comunicados recentes ao mercado, disse existirem “tratativas entre a Marfrig e a Bertin S.A., mas que não existe, nesta data, qualquer acordo firmado pelas partes em relação a tais tratativas”.

Com 57 plantas para produção de carnes bovina, suína, ovina e de aves na América do Sul, na América do Norte e na Europa, a Marfrig tem capacidade diária de abate de 20.950 cabeças de bovinos, 4.200 de suínos, 9.400 de ovinos e 1.726.000 frangos. Também é capaz de produzir 2.213 toneladas de industrializados e processados.

A matéria é de Alda do Amaral Rocha e Fernando Lopes, publicada no Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. leonardo cavalcante ferreira disse:

    voces estao de parabens!!!