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Marfrig: recuperação é impulsionada pelo câmbio

A Marfrig Alimentos S.A., divulgou na última terça-feira os resultados do 2º trimestre de 2009. O presidente da empresa, Marcos Antonio Molina dos Santos, ressaltou que durante o 2º trimestre a Marfrig Alimentos continuou implantando as sinergias entre as divisões da empresa perante o cenário desafiador de 2009. O diretor de planejamento estratégico e de relações com investidores, Ricardo Florence dos Santos, comentou que em um cenário desafiador, mais uma vez a volatilidade das taxas de câmbio criou um movimento onde foi necessária uma rápida adaptação e completou que a apreciação do Real frente ao Dólar impulsionou o bom desempenho operacional.

A Marfrig Alimentos S.A., divulgou na última terça-feira os resultados do 2º trimestre de 2009, o relatório destaca:

• um lucro líquido de R$ 405 milhões revertendo o prejuízo de R$ 38,2 milhões do 1º trimestre de 2009 e registrando crescimento de 510% comparado ao lucro de R$ 66,4 milhões no 2º trimestre de 2008.

• a participação dos produtos industrializados permaneceu estável em 29,4% da receita líquida se comparado com o 1º trimestre de 2009 e atingiu R$ 707,9 milhões, superior em 242,7% se comparado com o 2º trimestre de 2008, onde os produtos industrializados representaram 17,0% da receita líquida.

• a receita líquida no 2º trimestre de 2009 foi de R$ 2.403,9 milhões, crescendo 97,5% se comparada ao 2º trimestre de 2008 (R$ 1.217,1 milhões) e 6,8% quando comparada ao 1º trimestre de 2009 (R$ 2.250,8 milhões).

• houve aumento de 5,8% no volume vendido em relação ao 1º trimestre de 2009.

• a receita bruta aumentou 94,2% atingindo R$ 2.572,4 milhões se comparada aos R$ 1.324,4 milhões registrados no 2º trimestre de 2008 e cresceu 5,2% se comparada aos R$ 2.445,5 milhões registrados no 1º trimestre de 2009.

• a margem bruta atingiu 13,5% decrescendo se comparado aos 20,3% registrados no 2º trimestre de 2008 e 13,9% do 1º trimestre de 2009.

• o EBITDA atingiu R$ 183,4 milhões, aumentando 32,0% contra os R$ 138,9 milhões do 2º trimestre de 2008 e 12,1% em relação aos R$ 163,5 milhões do 1º trimestre de 2009. A margem EBITDA no período foi de 7,6% superior em 30 p.b. ao 1º trimestre de 2009 sustentada pelo crescimento dos volumes nos mercados internos do Brasil e da Europa.

O BeefPoint participou da conferência realizada com os diretores da Marfrig na manhã de ontem para a apresentação dos resultados. O presidente da empresa, Marcos Antonio Molina dos Santos, ressaltou que durante o 2º trimestre a Marfrig Alimentos continuou implantando as sinergias entre as divisões da empresa perante o cenário desafiador de 2009. ” Conseguimos uma eficiência operacional muito boa em todos os países em que atuamos, trabalhando de forma simples e ágil”, completou Molina.

O diretor de planejamento estratégico e de relações com investidores, Ricardo Florence dos Santos, iniciou a apresentação dos resultados comentando que “em um cenário desafiador, mais uma vez a volatilidade das taxas de câmbio criou um movimento onde foi necessária uma rápida adaptação, cujo resultado deve ser refletido ao longo desse 2º semestre do ano”.

Florence ressaltou que “alavancado pela apreciação do Real frente ao Dólar, nós tivemos a outra face da moeda do que aconteceu no ano passado. O ganho cambial impulsionou o nosso bom desempenho operacional e atingimos R$ 405 milhões ou 16,8% de margem líquida, revertendo a situação de prejuízo no 4º trimestre de 2008 e 1º trimestre de 2009”.

“Crescemos tanto no mercado interno quanto na exportação, com maior destaque para os mercados internos. Em particular no Brasil, adotamos uma estratégia de fortalecimento das marcas, o que se pode notar pelos novos lançamentos. A Marfrig lançou mais de 80 novos produtos nesse início de 2009, focando no melhor atendimento ao cliente final, melhor utilização da rede de distribuição e utilização de novas mídias”, ressaltou o diretor de relações com investidores. “No exterior temos seguido uma estratégia similar de desenvolvimento, tanto no Uruguai e Argentina quanto na Inglaterra, onde com uma nova campanha estamos desenvolvendo novos produtos. Assim pretendemos utilizar melhor nossa cadeia de distribuição e aumentar a presença dentro do Reino Unido, em adição à produção de marcas próprias para clientes daquele país”.

O relatório apresentado pela Marfrig traz a seguinte mensagem do presidente Marcos Molina dos Santos:

“Continuamos a mostrar nossa capacidade de reagir com eficácia a mudanças nas condições econômicas, implementando as sinergias previstas entre nossas divisões perante o cenário desafiador que tem se apresentado neste ano de 2009.

Nossas Vendas Líquidas no 2º trimestre de 2009 cresceram 97,5% se comparadas ao ano anterior e em 6,8% quando comparada ao 1º trimestre de 2009. Houve crescimento de 5,4% no volume vendido em relação ao 1º trimestre de 2009.

O resultado desse bom desempenho operacional nos propiciou apresentar um lucro líquido trimestral recorde na história da Marfrig, alavancado pelos ganhos cambiais cujo efeito oposto havia nos prejudicado na segunda metade do ano anterior. Nossa atuação nas vendas nos mercados internos de cada país em que estamos foi eficaz e deu sustentação ao nosso crescimento global. O resultado compensou parcialmente o efeito da valorização da moeda brasileira frente ao dólar americano, fator que afetou tanto as exportações a partir do Brasil como a tradução para a moeda funcional da empresa (R$) das operações de grande parte das nossas divisões internacionais”.

Ele fez questão de ressaltar que mesmo diante das dificuldade da economia mundial nos últimos meses, a companhia tem buscado sustentabilidade em todas as divisões da empresa. “Acreditando que a sustentabilidade é essencial a Marfrig tem realizado muitos esforços para ser a empresa que sai na frente para enfrentar os desafios de se tornar uma empresa totalmente comprometida com o meio ambiente”, comentou o presidente da empresa.

Nesse sentido a divisão Bovinos – Brasil do Grupo Marfrig tem realizado algumas ações na tentativa de reduzir o impacto de suas atividades no meio ambiente e garantir o crescimento sustentável, algumas delas são:

• parceria com Governos Estaduais no desenvolvimento de um programa de garantia de origem dos animais, não adquirindo bovinos que constem na lista de áreas embargadas do IBAMA, provenientes de áreas desmatadas no Bioma Amazônico ou que constem na lista do MTE do trabalho escravo. A Marfrig reitera seu compromisso em excluir de sua lista de fornecedores a totalidade das fazendas pertencentes a proprietários que tiverem uma única fazenda embargada até que sua situação se encontre regular;

• a Marfrig é membro do comitê gestor executivo do Grupo de Trabalho (GT) de Pecuária Sustentável, iniciativa do IFC/Banco Mundial com intuito de promover a sustentabilidade da cadeia da carne, e presidente da mesa diretora do GT;

• implementação da metodologia de indicadores ambientais (até 12/2009) assim como preparação para certificação de normas ISO 14000; 9001; SA 8000 e OSHAS 18000 (até 12/2011) em suas unidades. Além disso, será implantado um sistema de reciclagem de materiais e serão criados Comitês de Responsabilidade Socioambiental em todas as unidades do grupo;

• sistema de tratamento de efluentes através de biodigestores com captura e queima do gás metano, programa de redução de consumo e reutilização de água nas unidades, cuja meta é a redução de consumo de água por tonelada produzida até Dez/2010;

• implantação do Programa de Impulso Pecuário, que é a capacitação e valorização de boas práticas para melhorar a produtividade no campo, a exemplo do que já é desenvolvido em suas unidades na Argentina e no Uruguai.

• a partir de 22 de junho de 2009 a companhia se comprometeu a não adquirir e abater ou comercializar bovinos originários de área do Bioma Amazônico que tenham sido desmatadas a partir desta data, demonstrando o comprometimento em buscar uma solução de desenvolvimento sustentável para a pecuária.

Desempenho operacional

Em relação ao desempenho operacional a Marfrig analisa que o ambiente global apresentado durante o 2º trimestre de 2009 foi caracterizado pela recuperação gradual da economia mundial, onde no decorrer do trimestre foi percebido um retorno gradual de volumes e preços nos mercados internos e externos. Para os mercados externos foi observada uma queda nos preços médios na ordem de 7,6%, influenciado pela recuperação ainda lenta do mercado internacional e em boa parte pela desvalorização cambial ocorrida no período de 10,3% do dólar frente ao real (a receita atrelada ao US$ no trimestre representou aproximadamente 30% da receita do grupo).

Parte dessa desvalorização cambial foi compensada pela diversificação geográfica apresentada pela Marfrig e pelas receitas advindas de outras moedas que não foram tão impactadas

Os destaques no volume de venda foram as unidades no Brasil, com 7,3% de crescimento sobre o 1º trimestre de 2009, impulsionada por 12,2% de aumento nas exportações e 4,9% no mercado interno e o desempenho nas unidades da Europa (particularmente Reino Unido), com 10,1% de elevação de volume sobre o trimestre anterior.

No Brasil, foram abatidas 359,9 mil cabeças, um aumento de 27,9% comparado ao trimestre anterior e de 14,2% comparado ao 2º trimestre de 2008, aumentando a utilização da capacidade e ocupando o espaço de “market share” deixado por outros frigoríficos que reduziram ou encerraram suas atividades.

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Com o aumento da utilização de capacidade a receita líquida de Bovinos – Brasil atingiu R$ 525,8 milhões no 2º trimestre de 2009, aumentando 18,6% em relação ao 1º trimestre de 2009 e 47,9% em relação ao 2º trimestre de 2008. O volume vendido atingiu 135,6 mil toneladas e cresceu respectivamente 28,2% e 34,2% se comparado as 105,8 mil toneladas no 1º trimestre de 2009 e 101 mil toneladas registradas no 2º trimestre de 2008.

Industrializados

O comportamento da receita com produtos industrializados se manteve ao redor de 30% no 2º trimestre de 2009, com pequena variação devido a taxa de câmbio. De acordo com Florence, “o objetivo da empresa continua sendo atingir uma maior participação com produtos industrializados, com uma estimativa de chegar a 50% na participação da receita em 2012.

Exportações

Os principais destinos para onde estão sendo direcionados produtos da Marfrig na divisão Bovinos – Brasil 81,1% da receita de exportações no 2º trimestre de 2009 foram Rússia (31,4%), Europa (28,9%) e Oriente Médio (20,9%).

Endividamento

O endividamento financeiro total da companhia ao final do 2º trimestre de 2009 era de R$ 4.524,7 milhões, contra R$ 4.591,2 milhões no trimestre anterior, representando uma queda de 1,4% no período. O endividamento era composto por R$ 1.260,1 milhões em dívidas de curto prazo (ou 27,9% do total, comparado a 28,2% no trimestre anterior) e R$ 3.264,6 milhões em dívidas de longo prazo (ou 72,1 % do total, comparado a 71,8% no trimestre anterior). Ao final do trimestre, o endividamento bruto estava composto de 27,7% em moeda nacional e 72,3% em moeda estrangeira.

Segundo Ricardo Florence, o endividamento melhorou como consequência da variação cambial e das operações financeiras realizadas no período reduzindo a taxa média de endividamento no 2º trimestre de 2009.

A companhia também informou que contratou linha de pré-pagamento de exportações de R$ 200 milhões com o Banco do Brasil. O objetivo é substituir operações de curto prazo em moeda nacional e em dólares mantidas com o Banco do Brasil, melhorando o perfil do endividamento que deve recuar para 23% segundo Florence. “A empresa continua focada em reduzir a alavancagem e o endividamento de curto prazo”.

Investimentos

No trimestre foram investidos R$ 89,8 milhões na construção, manutenção, modernização e/ou expansão de plantas. No ano, o investimento acumulado é de R$ 164,6 milhões. A Marfrig Alimentos S.A. desembolsou no 2º trimestre de 2009 R$ 26,3 milhões em pagamentos referentes a aquisições de empresas no Brasil e no exterior realizadas nos anos de 2007 e 2008.

As aplicações no Ativo Imobilizado (CAPEX) atingiram R$ 164,1 milhões no ano, um atingimento de 74,6% perante o orçamento de R$ 220 milhões para 2009 dado no “guidance” (estimativa) anual, em função dos investimentos em andamento desde o final do ano anterior.

Veja abaixo o material que foi apresentado durante a conferência:

Equipe BeefPoint, com dados da Marfrig Alimentos S.A.

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