Em todo o ano de 2009, a receita líquida da Marfrig alcançou R$ 9,615 bilhões, alta de 55% sobre os R$ 6,203 bilhões de 2008. A empresa também reverteu o prejuízo de R$ 35,5 milhões de 2008 e registrou lucro de R$ 679,1 milhões.
A Marfrig Alimentos fechou o quarto trimestre de 2009 com lucro líquido de R$ 111,7 milhões, revertendo prejuízo de R$ 74,3 milhões de igual intervalo de 2008. A receita líquida da Marfrig no período foi de R$ 2,558 bilhões, 6,8% mais do que em igual período em 2008.
Apesar de ter revertido o prejuízo, o lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (lajida) da empresa caiu 55,2% na mesma comparação, saindo de R$ 446,7 milhões nos últimos três meses de 2008 para R$ 200 milhões de outubro a dezembro do ano passado. Com isso, a margem lajida teve forte de queda, de 18,6% para 7,8%.
Em todo o ano de 2009, a receita líquida da Marfrig alcançou R$ 9,615 bilhões, alta de 55% sobre os R$ 6,203 bilhões de 2008. A empresa também reverteu o prejuízo de R$ 35,5 milhões de 2008 e registrou lucro de R$ 679,1 milhões. Mas o lajida também caiu 7,3% em relação a 2008, para R$ 819,5 milhões. A margem lajida foi menor, saindo de 14,3% em 2008 para 8,5% no ano passado.
Segundo a Marfrig, a queda na geração de caixa pode ser explicada pela crise financeira e pela desvalorização do dólar. A estratégia de dispersão do risco, diz a empresa, “se mostrou acertada” por meio de “forte atuação” nos mercados internos dos 13 países onde tem unidades. A Marfrig, que comprou a Seara no ano passado, tem plantas no Brasil, Argentina, Chile, EUA e países da Europa.
Os volumes comercializados nos mercados internos representaram 71,3 % do volume total e 63,9% da receita bruta do grupo. No total, o volume vendido pela Marfrig foi de 2,186 milhões de toneladas, 47,6% mais que em 2008. A empresa atua em carnes bovina, de aves, suína e de ovinos.
A matéria é de Alda do Amaral Rocha, publicada no Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.