Na esteira da alta do Ibovespa e ao sabor das especulações de operadores de mercado, as ações da Marfrig Global Foods registraram forte valorização no pregão desta segunda-feira na BM&FBovespa. Os papéis da empresa de carnes subiram 9,39% e fecharam cotados a R$ 4,54, a segunda maior alta do Ibovespa.
De maneira geral, a alta das ações da Marfrig acompanhou um movimento do dia, puxado pelo relatório de emprego (payroll) abaixo do esperado nos EUA. Na avaliação de analistas, o dado mais fraco pode retardar a alta dos juros nos EUA, notícia positiva para os países emergentes.
Além do movimento geral, desde a semana passada a Marfrig tem sido alvo de especulações de que estaria à venda.
Embora a empresa negue veementemente a informação, operadores de mercado encontram terreno fértil para as especulações. De acordo com uma fonte próxima à empresa, isso ocorre por conta do perfil volátil e da baixa cotação dos papéis. Um exemplo disso é que, no primeiro trimestre, as ações da Marfrig recuaram mais de 30%, quinta maior queda do Ibovespa. Em 2014, porém, os papéis tiveram o segundo melhor desempenho do índice.
Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.