Friboi em Cáceres voltará a funcionar em 2012
22 de dezembro de 2011
Aspectos da integração na pecuária moderna
22 de dezembro de 2011

Marfrig transfere logística para JSL

O Marfrig Alimentos e a Julio Simões Logística (JSL) anunciaram ontem acordo que prevê a transferência de toda operação logística do frigorífico para a transportadora. O negócio inclui ainda a venda de centros de distribuição para a JSL, que vai desembolsar R$ 150 milhões pelos ativos. Boa parte do dinheiro será usada pela empresa alimentícia para abater dívidas.

O Marfrig Alimentos e a Julio Simões Logística (JSL) anunciaram ontem acordo que prevê a transferência de toda operação logística do frigorífico para a transportadora. O negócio inclui ainda a venda de centros de distribuição para a JSL, que vai desembolsar R$ 150 milhões pelos ativos. Boa parte do dinheiro será usada pela empresa alimentícia para abater dívidas.

O contrato, no entanto, apenas deverá ser assinado em 30 de janeiro, após o estabelecimento de condições definitivas para a prestação de serviço e a venda dos ativos. O Marfrig detém 16 centros de distribuição nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

De acordo com o diretor financeiro, administrativo e de Relações com Investidores da JSL, Denys Marc Ferrez, mais importante que a aquisição dos centros de distribuição é o contrato de prestação de serviço para o Marfrig por 10 anos. Segundo a JSL, a transferência da gestão vai reduzir de forma significativa os custos de transportes do Marfrig.

No Brasil, o Marfrig também busca se desfazer de um terminal que tem no porto público de Itajaí, em Santa Catarina.

Comentário BeefPoint: depois de anos de grandes investimentos, com aquisições e ampliação do escopo de negócios, agora parece haver um movimento contrário, de volta ao foco central da empresa: abate, processamento e comercialização de carne. Outro ponto interessante é que o Marfrig parece estar fazendo um pesado “dever de casa” para reduzir seu endividamento.

Fonte: jornal Estado de SP, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    Concordo com o comentário do Beefpoint. Empresas tem que ser muito boas no que fazem. Muito poucas, como uma GE, conseguem ser boas em várias áreas diferentes. Diversificação em excesso é perigoso. Focar no core busisness costuma ser o melhor a fazer.

  2. Guga Bianco disse:

    Os investidores esperam essa humildade dos players. Pagar dívidas e mostrar que andam com  os próprios pés!