![]() |
Mateus J.R. Paranhos da CostaMateus J.R. Paranhos da Costa é professor de etologia e bem-estar animal da Unesp Jaboticabal |
Formação: Zootecnista, formado pela UNESP, Jaboticabal em 1981.
Cargo atual: Professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias-UNESP, Jaboticabal-SP.
Maior realização profissional: colaborar para a formação de profissionais cientes de suas responsabilidades técnicas e sociais e que desenvolvam atitudes humanitárias de respeito à vida.
O que espera realizar: Sensibilizar maior número de pessoas sobre a importância de desenvolver a atividade produtiva com respeito a todos os seres vivos (humanos e animais) e ao meio-ambiente.
Livro que recomenda: O homem que ouve cavalos (Monty Roberts), por mostrar que existe mais do que utilidade na relação humano-animal.
Empresa que admira: São muitas empresas que têm contribuído para o desenvolvimento da pecuária em nosso país, então seria injusto indicar apenas uma ou algumas delas.
Personalidade que admira: Velhos mestres que continuam ensinando o que sabem e o que não sabem.
Dica de sucesso: Observar, observar e observar, o jeito mais simples de aprender!
Ditado preferido: Devagar é mais rápido, Temple Grandin
Personalidade de destaque no setor: O vaqueiro que conhece o seu gado. Pessoa simples que vive no interior deste país na lida diária com o gado. Um alerta para a necessidade do resgate da cultura vaqueira, que está ameaçada de extinção.
O que está melhorando no setor: Percebo importantes avanços com a profissionalização do setor, com a valorização do conhecimento e das técnicas de criação.
O que falta no setor: União e cooperação entre os diversos segmentos da pecuária brasileira.
Quem gostaria de ver nessa seção: Velhos mestres e pecuaristas que ajudaram a construir a nossa pecuária de corte.
Visão de futuro: Um sonho! O pleno desenvolvimento da pecuária em sistemas agro-silvi-pastoris, visando à promoção econômica e social sem riscos ao meio ambiente. É possível!
O BeefPoint para você: Um importante espaço buscar e enviar informações técnicas e de mercado.
6 Comments
Fico muito feliz em ver o reconhecimento do Beefpoint pelo trabalho e pela pessoa do Mateus. Realmente ele é uma pessoa de destaque na nossa pecuária!!! E o principal: seu trabalho é único e tem uma visão ampla de futuro. Um futuro onde o relacionamento do Homem com a produção animal irá além de bons resultados, uma relação fria. Mas sim atingir bons resultados com sabedoria, saber entender o homem e o animal, tirando vantagens deste conhecimento.
Mateus, parabéns pelo seu trabalho!!!!
Abraços
Paulista
Parabéns, Mateus.
Nós devemos sempre tratar os animais com dignidade e respeito, principalmente os de produção, que muito honrosamente morrem para nos alimentar e perpetuar a espécie humana.
Um forte abraço.
João Francisco Colombo
Médico veterinário
Tive grata oportunidade de conhecer o prof. Mateus há dois anos. Diante deste tempo percebi que é um homem íntegro, ético, compromissado com sua profissão, e com o Brasil. Consegue aliar, como poucos, o conhecimento técnico-científico, com profundo saber humanista.
Parabéns, professor por tudo que tem feito!
Thiago Bernardes.
Fiquei muito feliz pelo reconhecimento do trabalho do professor Mateus.
Tive a felicidade de tê-lo como “mestre” na graduação. Saiba que sua competência e dedicação “continuam” sendo fonte de motivação para muitos profissionais zootecnistas.
Parabéns!!!
Prof. Dr. João Ricardo Alves Pereira
Coordenador do Curso de Zootecnia
Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR
Campus de Castro – PR
Em janeiro de 1999, li um artigo na Revista Produtor Parmalat que mudou radicalmente a minha relação com os bovinos e todos os outros animais. O título da matéria era: “COMO A VACA FALA”, do Prof. Paranhos. Desde essa época passei a me interessar por esse tema, o que me levou ao livro indicado (O homem que ouve cavalos).
Estou aguardando o livro do Prof. Paranhos com o mesmo título da matéria publicada em 1999: “COMO A VACA FALA”
O prof. Paranhos faz a diferença! Parabéns a ele e ao Beefpoint em destacá-lo.
Ricardo Niero de Sousa – produtor rural
Acho muito importante esta difusão de tecnologia da Universidade para nós aqui do campo. Gostaria de saber do professor se ele tem uma planta e materiais necessários do curral que ele divulgou no Globo Rural 01/05/11.
Att Juliano