Pantanal oferece touros com garantia de qualidade genética
21 de outubro de 2002
Rondônia é declarado livre de aftosa com vacinação
23 de outubro de 2002

Mato Grosso começa terceira etapa de vacinação antiaftosa

A terceira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso começa no próximo dia 1o e prossegue até o dia 30 de novembro. De acordo com o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Ênio Arruda Martins, serão vacinadas 21,5 milhões de cabeças de gado, o que representa todo o rebanho do Estado. Mato Grosso está há sete anos sem registrar nenhum foco de aftosa.

As vacinas devem ser adquiridas nas lojas de produtos veterinários fiscalizadas pelo Indea. Um estoque de 57 milhões de doses de vacina será disponibilizado ao custo unitário de R$ 0,75.

A campanha faz parte do Circuito Agropecuário Centro-Oeste que, além de Mato Grosso, engloba o Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Em fevereiro aconteceu a primeira etapa com a vacinação dos animais até 12 meses de idade. Em maio foram vacinados os animais com até 24 meses de idade. De acordo com Martins, o percentual de vacinação foi de 96% nessas duas etapas.

Durante a vacinação, o Indea realizará uma fiscalização por amostragem, seguindo alguns critérios: propriedades localizadas em região de fronteiras, propriedades onde o gado não foi vacinado no período estabelecido nas duas primeiras etapas e nas que ficam localizadas ao redor de recintos de leilões. Assentamentos e pequenos produtores serão fiscalizados pelas associações ligadas ao setor e que são assessoradas pelo órgão.

Fonte: Diário de Cuiabá/MT (por Joanice de Deus), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.