Estudo mostra que norte-americanos vêem alimentos orgânicos como mais saudáveis e ainda estão inseguros com relação aos geneticamente modificados
15 de janeiro de 2003
Austrália pressiona Japão sobre tarifas de importação de carne bovina
17 de janeiro de 2003

Mato Grosso completa sete anos sem aftosa

Hoje Mato Grosso completa sete anos sem registro de caso de febre aftosa. O último foi notificado em 16 de janeiro de 1996, no município de Terra Nova do Norte (700 km ao norte de Cuiabá). A data não é comemorada festivamente, mas serviu para mais uma das reuniões preparatórias para a deflagração das etapas de vacinação contra a aftosa deste ano, revelou o secretário-executivo do Fundo Emergencial da Febre Aftosa de Mato Grosso (Fefa/MT), Antônio Carlos de Sousa.

A reunião, informal, definiu os últimos preparativos para a vacinação de bovinos e bubalinos de até 12 meses, que acontecerá ao longo de fevereiro, quando deverão ser imunizados seis milhões de animais contra a doença.

Em maio, acontecerá a segunda etapa da vacinação, dessa vez para animais com até 24 meses, com previsão de aplicação de nove milhões de doses. Em novembro, o rebanho bovino de 22,5 milhões de cabeças será vacinado, independentemente da idade.

Mato Grosso é considerado área livre de aftosa com vacinação, e nessa condição, com reconhecimento sanitário internacional, exporta carne para todos os continentes, inclusive para o exigente mercado da União Européia.

Para alcançar tal condição sanitária, o Estado desenvolve uma rígida política de vacinação e de controle de trânsito de animais. “Não podemos dar trégua à aftosa. Temos que cuidar das nossas divisas e não podemos descuidar do que acontece nas imediações”, observou o presidente do Fefa, Zéca de Ávila.

Fonte: Diário de Cuiabá/MT, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.