Enio Marques: o impacto da vaca louca para o Brasil
15 de janeiro de 2004
Rodrigues se reúne amanhã com ministros russos
19 de janeiro de 2004

Mato Grosso divulga números da última etapa da campanha antiaftosa de 2003

A pecuária matogrossense comemora hoje oito anos sem nenhum caso de febre aftosa no rebanho estadual. O último foco da doença foi registrado a 16 de janeiro de 1996, no município de Terra Nova do Norte (690 quilômetros ao norte de Cuiabá).

Para marcar a data, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e o Fundo Emergencial para a Febre Aftosa (Fefa) apresentarão hoje o resultado da última etapa da campanha de vacinação, realizada durante novembro, que tinha o objetivo de imunizar 23 milhões de cabeças, de mamando a caducando.

Os números devem revelar uma cobertura vacinal entre 96% e 97%. Se os percentuais forem confirmados, o Estado estará com cerca de 660 mil cabeças sem imunização, um número bastante elevado e que deve preocupar as autoridades do setor e fazer com que a fiscalização seja ainda mais rigorosa neste ano.

De dezembro de 2003 até agora, foram fiscalizadas as 87,6 mil propriedades em Mato Grosso que foram alvo da terceira etapa de vacinação. Dessas, 11,9 mil deixaram de vacinar seus rebanhos ou, simplesmente, de comunicar ao Indea.

A maior parte das propriedades está localizada na região da Grande Cáceres, com 13,9 mil fazendas, das quais mais de 2,5 mil deixaram de vacinar ou comunicar a vacinação, e na Baixada Cuiabana, onde o volume de propriedades é grande, mas com número reduzido de animais.

“Depois de conscientizar os pecuaristas sobre a importância da manutenção do Estado como área livre de febre aftosa com vacinação, desde 15 de dezembro as equipes estiveram em campo fiscalizando todas as 11 mil propriedades rurais que não haviam prestado conta ou que deixaram de vacinar”, explicou o presidente do Indea, Décio Coutinho.

A primeira etapa deste ano começa em fevereiro e tem como alvo bezerros de zero a doze meses. A meta da campanha é imunizar um rebanho de cerca de 4,5 milhões de cabeças em Mato Grosso.

Fonte: Diário de Cuiabá/MT (por Marianna Peres), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.