Critérios para a compra de touros
27 de julho de 2002
Cresce lucro líquido da Tyson Foods
30 de julho de 2002

Mato Grosso do Sul imuniza 97% do rebanho

A segunda etapa de vacinação antiaftosa que terminou em 30 de junho em Mato Grosso do Sul imunizou 97% dos 10,5 milhões de bovinos previstos. Dados da Área de Defesa Sanitária Animal, da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), indicam que foram vacinados 10.277.704 animais nas regiões do planalto e Pantanal.

A campanha de maio, que na verdade foi prorrogada até o final de junho, previa a imunização de bovinos com até 24 meses no planalto e todo o rebanho do Pantanal (para os produtores que optaram pela vacinação em maio). A prorrogação foi determinada pelo Ministério da Agricultura, que temia a falta de vacina antiaftosa nos Estados.

Segundo o diretor de Defesa Sanitária Animal do Iagro, Osvaldo Dias Pereira, o índice de vacinação do rebanho é considerado excelente e acima do estipulado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), que é de 85% do rebanho. Ele destaca que em alguns municípios, como Angélica, Sete Quedas e Aparecida do Taboado, o índice de vacinas atingiu 100%, enquanto em Paranhos e Amambai, 99% do rebanho foi imunizado contra a doença.

Novembro

O Iagro prepara a próxima campanha de vacinação para novembro, quando deverá ser imunizado todo o rebanho bovino do Estado contra a aftosa.

Além disso, segundo Osvaldo Dias Pereira, no mesmo período será obrigatória a vacinação contra a raiva bovina nos animais com idade igual ou superior a três meses em 11 municípios considerados áreas endêmicas. São eles: Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Miranda, Bonito, Coxim, Corguinho, Bodoquena, Rio Verde de Mato Grosso, Rio Negro e Jardim.

Segundo o Iagro, existem 23 milhões de bovinos em Mato Grosso do Sul. A estimativa é que neste ano sejam utilizadas mais de 44 milhões de doses de vacina antiaftosa.

Rio Grande do Sul

A nova etapa de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul começa na quinta-feira (01). A expectativa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA) é realizar a campanha em 30 dias.

Nessa etapa serão vacinados apenas os bovinos e bubalinos com menos de 24 meses de idade, já que o restante dos animais está protegido pela cobertura vacinal atingida nas últimas campanhas. De acordo com dados da SAA, cerca de cinco milhões de exemplares devem receber a dose.

Fonte: Correio do Estado/MS (por Rosana Siqueira) e Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.